AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENGAJAMENTO PARA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS: OS DESAFIOS DAS FACES ENVOLVI

Autores

  • Lucineia Teresinha Colecha Fabri

Palavras-chave:

Educação Especial, Engajamento, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho busca propor uma discussão acerca do engajamento à aprendizagem
por alunos da educação Básica na modalidade de Educação Especial. Dessa forma, o texto objetiva elencar questões referentes as estratégias que podem ser desenvolvidas pelos docentes,
visando a motivação e engajamento dos alunos diante do processo de ensino e aprendizagem. É
de fundamental importância a promoção de ações que almejem o engajamento para aprendizagem dos estudantes matriculados em escolas especializadas. Inicialmente, se refere ao direcionamento das propostas educacionais que são realizadas pelas equipes escolares, direcionando
o trabalho pedagógico nas escolas especializadas, na Educação Infantil e Ensino Fundamental,
destinados aos alunos com deficiência. Faz menção as abordagens que incluem os processos
escolares de formação para crianças, jovens, adultos e idosos que estão na escolarização na
modalidade da educação especial. É nessa premissa, que o desafio da escola especializada se
constitui, ou seja, possibilitar ações que sejam direcionadas para atender as necessidades educacionais do público atendido. É necessário que mecanismos e multi-meios sejam definidos para
o engajamento dos estudantes, assim como, dos professores para atuar no processo de ensino e
aprendizagem motivadora e objetiva. Portanto, há diversos caminhos que podem ser percorridos para a efetivação de uma proposta interventiva aberta, flexível na práxis pedagógica e que
fortaleça a aprendizagem dos alunos com deficiência. É preciso aprofundar os conhecimentos
acerca da aplicabilidade e da importância das práticas de engajamento para um desenvolvimento efetivo, que valorize e motive os alunos em todos os aspectos, sociais, cognitivos e/ou
afetivos.

Biografia do Autor

Lucineia Teresinha Colecha Fabri

Especialização em Educação Especial e Inclusiva/Ação Docente, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, Brasil (2018). Professora da Secretaria Municipal da Educação de Prudentopolis, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Teresinha Colecha Fabri, L. (2024). AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENGAJAMENTO PARA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS: OS DESAFIOS DAS FACES ENVOLVI. Apae Ciência, 21(1), 116–124. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/430

Edição

Seção

Artigos