AULAS REMOTAS E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-14Palavras-chave:
Educação Física, Deficiências, Ensino RemotoResumo
No ano de 2020, o mundo começou a passar por um momento complexo, durante a
pandemia do COVID-19, o qual, na educação, impôs a necessidade de implementar o ensino
remoto como medida de distanciamento social. Como consequência, alguns estudantes e responsáveis sentiram dificuldade na realização das atividades propostas. Nesse sentido, buscou-
-se então averiguar quais foram as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiências
e cuidadores, referente às atividades propostas na disciplina de Educação Física. Diante disso,
objetivou-se identificar quais eram as dificuldades enfrentadas pelos alunos e responsáveis,
que, na maioria das vezes, têm que auxiliá-los na realização delas, conhecendo sempre as limitações individuais de cada aluno e a sua realidade no ambiente familiar. Para tanto, a pesquisa
consistiu em cunho bibliográfico, com estudos de bibliografias específicas e campo, mediante
diálogo com os familiares dos alunos, bem como a análise das atividades realizadas. Portanto,
os resultados obtidos possibilitaram identificar que os vídeos muito extensos, com atividades
muito longas não tiveram êxito, assim como a questão da família possuir, apenas, um aparelho
de celular na casa, impedia-a de assistir à demonstração da atividade e gravar o aluno realizando-a, ao mesmo tempo. Além disso, evidenciou-se a questão da atividade ter que ser realizada
com algum familiar, necessitando de uma terceira pessoa para fazer o registro. Após esses relatos e queixas, compreende-se que as atividades devem ser planejadas com mais objetividades,
serem específicas, dentro da possibilidade e realidade de cada aluno, focando sempre na importância de propostas que sejam significativas aos estudantes com deficiências.
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