AULAS REMOTAS E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Juliana Trukan Senf

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.21.1-14

Palavras-chave:

Educação Física, Deficiências, Ensino Remoto

Resumo

No ano de 2020, o mundo começou a passar por um momento complexo, durante a
pandemia do COVID-19, o qual, na educação, impôs a necessidade de implementar o ensino
remoto como medida de distanciamento social. Como consequência, alguns estudantes e responsáveis sentiram dificuldade na realização das atividades propostas. Nesse sentido, buscou-
-se então averiguar quais foram as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiências
e cuidadores, referente às atividades propostas na disciplina de Educação Física. Diante disso,
objetivou-se identificar quais eram as dificuldades enfrentadas pelos alunos e responsáveis,
que, na maioria das vezes, têm que auxiliá-los na realização delas, conhecendo sempre as limitações individuais de cada aluno e a sua realidade no ambiente familiar. Para tanto, a pesquisa
consistiu em cunho bibliográfico, com estudos de bibliografias específicas e campo, mediante
diálogo com os familiares dos alunos, bem como a análise das atividades realizadas. Portanto,
os resultados obtidos possibilitaram identificar que os vídeos muito extensos, com atividades
muito longas não tiveram êxito, assim como a questão da família possuir, apenas, um aparelho
de celular na casa, impedia-a de assistir à demonstração da atividade e gravar o aluno realizando-a, ao mesmo tempo. Além disso, evidenciou-se a questão da atividade ter que ser realizada
com algum familiar, necessitando de uma terceira pessoa para fazer o registro. Após esses relatos e queixas, compreende-se que as atividades devem ser planejadas com mais objetividades,
serem específicas, dentro da possibilidade e realidade de cada aluno, focando sempre na importância de propostas que sejam significativas aos estudantes com deficiências.

Biografia do Autor

Juliana Trukan Senf

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de União da Vitória, Pós Graduação em
Educação Física Escolar pela Unicesumar, Pós Graduação em Educação Física Escolar e Inclusão, Treinamento Desportivo, Qualidade de Vida e Saúde pela Uniasselvi, Pós Graduação em Autismo com Base no
Modelo de Ensino Estruturado pela Póli Civitas, Professora de Educação Física da Aape de Irineópolis

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Trukan Senff, J. (2024). AULAS REMOTAS E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA : REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Apae Ciência, 21(1), 125–131. https://doi.org/10.29327/216984.21.1-14

Edição

Seção

Artigos