O ENVELHECIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DAS SUAS CUIDADORAS
REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DAS APAES/SP
Palavras-chave:
Envelhecimento, Pessoa com Deficiência, Família, Política PúblicaResumo
O presente ensaio tem o objetivo de demonstrar o impacto do processo de envelhecimento da pessoa com deficiência e dos seus familiares, sobretudo de mulheres responsáveis pelos cuidados diários das pessoas com deficiência atendidas pelas APAEs do estado de São Paulo, no serviço da assistência social. Para a construção, a análise e a reflexão da temática apresentada no
artigo, realizou-se um estudo bibliográfico, com um percurso teórico-metodológico do processo de envelhecer no Brasil e os seus impactos nos atendimentos prestados nos serviços executados pelas APAEs, do estado de São Paulo. As autoras, posteriormente à autorização da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), analisaram a pesquisa sobre o processo de envelhecimento realizada nas instituições filiadas à FEAPAES/SP. Sendo assim, almeja-se, com o estudo, fortalecer o debate sobre a temática apresentada, além de objetivar contribuir para futuras pesquisas e políticas públicas direcionadas ao público em específico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Lima Silva, Andreia Ap. Reis de Carvalho Liporoni, Pamela Araujo Toledo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

