O AVANÇO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AUMENTATIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA INSERIDOS NA APAE DE CASCAVEL – PARANÁ

Autores

  • Vanilza Sutana Braz Pinto Fonoaudióloga da Apae de Cascavel – PR, Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização em Educação Especial pela UNOPAR

Resumo

O conceito de deficiência varia entre os estudiosos. Para a Política Nacional de Educação Especial, a deficiência múltipla é definida como a “associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditivo-física) que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa” (BRASIL, 1994, p. 15). Devido a todas essas alterações, os pacientes com deficiência dependem de um acompanhamento multidisciplinar, inclusive fonoaudiológico e psicológico, o que faz com que se necessite de comunicação alternativa e aumentativa com recursos da tecnologia, como tablets, PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) adaptado e pranchas. O trabalho na Apae de Cascavel – PR, deve ser adequado, lançando mão, para tanto, de uma equipe multidisciplinar completa, para propiciar melhor qualidade de vida para os alunos. Esses fatores inspiraram o objetivo do trabalho, que é o do atendimento de paciente portador de múltipla deficiência e intelectual nessa instituição. Para a coleta dos dados, a equipe multidisciplinar traça um plano educacional individualizado, com direito a acesso ao currículo regular, construído por todos os que trabalham com o estudante: terapeutas, professores, coordenadores, familiares, que precisam ser elementos ativos, participativos e colaborativos nesse processo educacional com o apoio das profissionais responsáveis pelo projeto.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Sutana Braz Pinto, V. (2015). O AVANÇO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AUMENTATIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA INSERIDOS NA APAE DE CASCAVEL – PARANÁ. Apae Ciência, 4(1). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/61

Edição

Seção

Dossiês