Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".


  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.


  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O conteúdo enviado para publicação deve cumprir com os requisitos éticos para pesquisa científica, conforme orientações dos Comitês de Ética responsáveis pela regulamentação da área do conhecimento a que se refere o texto submetido.

     

Diretrizes para Autores

  1. Diretrizes para Autores

 

  • Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade do(s) texto(s) enviado(s) com as normas adotadas pela Revista, observando sua formatação.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação em outro periódico.
  • Os autores deverão assinalar, no espaço próprio da página, que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo (na aba Propriedades no Word). Essa medida visa a garantir o critério de sigilo da Revista.
  • É permitido apenas um artigo por autor a cada edição.
  • Caso aprovados, os trabalhos poderão passar por discretas alterações, tais como reparações, correções gramaticais ou adequações estilísticas, na fase de editoração.
  • Para publicação, o autor do artigo precisa ter, no mínimo, titulação de especialista ou, sendo estudante de graduação, publicar em coautoria com demais pesquisadores com titulação de especialista, mestrado ou doutorado. 

 

  1. Regras Gerais para Publicação dos Trabalhos

 

  • Os autores deverão observar as seguintes normas nos trabalhos elaborados para submissão: ABNT: (i) Referências: NBR 6023/2000; (ii) apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022); (iii) apresentação de citações em documentos (NBR 10520); (iv) apresentação de originais (NBR 12256); (v) norma para datar (NBR 5892); (vi) numeração progressiva das seções de um documento (6024); e (vii) resumos (NBR 6028), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.
  • Os trabalhos poderão ser publicados em português, inglês e espanhol.
  • O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade do autor, bem como a revisão ortográfica e gramatical.
  • É recomendável a explicitação dos procedimentos éticos adotados, no caso de trabalhos envolvendo pesquisa com seres humanos.
  • A publicação dos trabalhos está condicionada à avaliação anônima por pares (double-blind peer review).
  • Os trabalhos aprovados serão classificados de acordo com as seguintes seções:

2.4.1. Artigos: Textos teóricos com metodologia científica definida, trabalho de campo e os resultados obtidos. A estrutura do artigo encontra-se especificada no item 4 da seção seguinte.

2.4.2. Relatos de Prática: Trabalhos que apresentem resultados de práticas realizadas com pessoas em situação de deficiência ou gestão de OSC. O texto deverá conter título, resumo, objetivo, metodologia, resultados, conclusão e referências bibliográficas.

2.4.3. Ensaios Teóricos: Caracteriza-se pela sua natureza reflexiva e interpretativa, há maior liberdade por parte do autor no sentido de se apoiar num rigoroso aparato de documentação empírica e bibliográfica. O texto deverá conter título, resumo, introdução, fundamentação, conclusão e referências bibliográficas.

2.4.4. Resenha – Comentários de, no máximo, duas laudas sobre uma obra recente ou relançamento de obras relevantes e relacionadas à temática da Revista. Não ultrapassar três autores.

  1. Aspectos formais para elaboração dos trabalhos
  • Todos os arquivos deverão ser submetidos através do sistema da Revista e pelo e-mail: pesquisa@apaebrasil.org.br, salvos em editor de texto (Microsoft Word) gerados na extensão .doc ou .rtf, não devendo ultrapassar a 2 MB).
  • Os textos deverão ser redigidos em fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 cm; conter de 3.500 a 4.500 palavras, desconsiderando na contagem o resumo, o abstract e as referências, com exceção das resenhas que devem conter até duas laudas.
  • margens de 2,5 cm em todas a bordas
  • Para citação direta, serão utilizadas as orientações da ABNT (NBR-10520:2002): tamanho 10; espaço simples; sem uso de aspas e parágrafo; com recuo de 4 cm, no caso de texto com mais de três linhas. As citações deverão incorporar o sobrenome do autor, ano e página.

         3.1. Gráficos e imagens

  • Gráficos e tabelas devem ser construídos em Word, Libreoffice ou BR Office ou semelhantes; preferencialmente, se houver vontade de manutenção exata da formatação, fornecer arquivo EPS ou JPG.
  • Demais imagens devem ser enviadas também em separado – arquivos em formato JPG, TIF ou EPS, com resolução mínima de 300 dpi.
  1. Especificação da formatação dos textos para submissão:

4.1. Título: centralizado, negrito, maiúscula e fonte 14.

4.2.Autoria (excluída): o nome do autor (ou autores) do trabalho não deverá constar no texto do documento submetido e, sim, no espaço dos Metadados do sistema, seguindo-se das credenciais completas (nome completo, titulação e instituição). Pelo e-mail, deve ser enviado o texto, com a autoria excluída. As credenciais completas dos autores devem ser enviadas em um segundo anexo.  

4.3.Resumo: deverá conter de 100 a 250 palavras; fonte tamanho 10; espaço simples; sem parágrafos; verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deverá ser informativo e escrito no mesmo idioma do trabalho (português, espanhol ou inglês) seguido, logo abaixo, das palavras-chave. As palavras-chave são representativas do conteúdo do trabalho e deverão conter de 3 a 5 palavras separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto. (NBR-6028/nov. 2003 da ABNT). No caso de relato de prática, o resumo deverá conter: objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

4.4.Resumo em língua estrangeira: Após o resumo, acrescentar o abstract, sua tradução em inglês, seguido abaixo pelas palavras-chave também traduzidas, intercaladas entre pontos e ponto final. (NBR-6028/nov. 2003 da ABNT).

4.5.Notas de rodapé deverão ser utilizadas para algumas informações de caráter explicativo, não excedendo 200 palavras.

4.6. Ilustrações: Tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias deverão ser inseridos no texto. As ilustrações serão acompanhadas de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos e observarão as normas da ABNT. No caso de tabela, observar as normas do IBGE.

4.7. Referências: Redigidas segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - NBR 10520 e NBR 6023), as referências constarão ao final do texto, com título apenas de “Referências” em negrito. As fontes serão dispostas na ordem alfabética pelo último sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta; seguido de prenomes e outros sobrenomes abreviados ou não, em caixa alta; sem numeração, parágrafos ou deslocamentos. Os títulos terão destaques em negrito, menos nos subtítulos. 

Esperamos que os textos já prontos ou enviados revisados estejam acordes quanto à ortografia e gramática, como de praxe.

4.7.1. Livro, monografia, folheto, trabalhos acadêmicos: Indicar os elementos essenciais: autor(es), título, número da edição, local, editora e data da publicação.

Exemplo:

MAZZOTTA, J. S. M. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. (Org.). O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2003.

4.7.2. Obras do mesmo autor: após a citação completa da primeira fonte, colocar na(s) seguinte(s) um traço de 6 toques seguido de ponto (em substituição ao nome do autor ou dos autores), título, número da edição, local, editora e ano. Exemplos:

GONZÁLEZ, REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

4.7.3. Obras com mais de três autores: Após o sobrenome do primeiro autor e de seus nomes abreviados, acrescentar a expressão latina et al. Prosseguir colocando título, local, editora e ano. Exemplo:

CERVENY, C. M. et al. Visitando a família ao longo do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

4.7.4. Obra de autor desconhecido. Entrar pelo título. Exemplo:

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.

4.7.5. Artigo e/ou matéria de revista, parte de publicação periódica: Indicar os elementos essenciais: autor(es), título da parte , título da publicação, local da publicação, numeração correspondente ao volume, ano, número, paginação inicial e final e - no caso de artigo -, data ou intervalo da publicação. Exemplo:

TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; MARTÍNEZ, A. M. Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 109-30, jan./jun. 2006.

4.7.6. Capítulo de livro e outras parte de uma obra: Indicar os elementos essências: autor(es), título da parte seguido da expressão “In:” e da referência completa da obra. Finalizar com a paginação. Exemplo:

ANACHE, A. A. Aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual: desafios para o professor. In: MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. (Org.). Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. p. 109-138.

4.7.7. Artigos e/ou matéria de jornal: Mencionar os elementos essenciais: autor(es) (se houver) , título, título do jornal, local de publicação, data da publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

Exemplo:

MAIA, A. R$ 36 milhões para o material escolar. Correio Braziliense, Brasília, 27 fev. 2013. Crônica da Cidade, Cidades, p. 37.

4.7.8. Anais, trabalhos apresentados em eventos: Indicar os elementos essenciais: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração de evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático, etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada. Exemplo:

Carvalho, E. N. S. de.  Acessibilidade curricular. In: I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2006, Brasília. Acessibilidade: você também tem compromisso: subsídio para o conferencista. Brasília: Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência-CONADE, 2006, p. 26-28.

4.7.9. Periódicos: mencionar elementos essenciais: título, local de publicação, editora, elementos complementares (periodização). Exemplo:

APAE CIÊNCIA. Brasília: Fenapaes, 2002-. Quadrimestral. ISSN da revista 2317-3432.

4.7.10. Dissertações e teses: indicar os elementos essenciais: autor, título, ano, número de folhas, tese ou dissertação, título, instituto, departamento, universidade, cidade. Exemplo:

Kelman, C. A. Aqui tudo é importante! Interação de alunos surdos com professores e colegas em espaço escolar inclusivo, 2005, 163f. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

4.7.11. Documento jurídico em meio eletrônico: As referências deverão mencionar os padrões indicados para documento jurídicos. Exemplo:

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/Decreto/D6571impressao.htm. Acesso em: 26 jan. 2012.

4.7.12. Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico: as referências deverão indicar os padrões adotados para artigo e/ou matéria de jornal, acrescentando informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Exemplo:

TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 5, out. 2002. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out02/Art_04.htm>.

4.7.13. Trabalho em congresso. As referências deverão indicar os padrões adotados para trabalhos apresentados em eventos, acrescentando as informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Exemplo:

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes, visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., Recife, 2002. Anais... Recife:UFPE, 2002. 1 CD-ROM.

 

  1. Perguntas e respostas

 

  • Quantos autores são permitidos por texto?

Apenas no caso das resenhas, há o limite de até três autores por texto. Nos demais, não há limite de autores.

  • O mesmo autor pode enviar mais de um texto para publicação na mesma edição?

É permitido apenas um artigo por autor seja sozinho ou em coautoria a cada edição.

  • Há quantidade mínima e máxima de páginas para cada tipo de texto?

Temos apenas o número de caracteres. Ver nas normas atuais publicadas no site da revista.

  • A revista tem um template para orientação da formatação?

Para envio dos manuscritos não. Após aprovação do artigo ele será formatado pela equipe técnica.

  • Como deve ser o envio do texto?

Deve ser submetido pelo sistema e por e-mail. O documento não deve conter a autoria. No sistema, as credenciais do autor ou autores (nome completo, titulação e instituição) devem ser inseridas no espaço dos Metadados. No e-mail, as credenciais completas dos autores devem ser enviadas em um segundo anexo.

  • Devo informar os aspectos éticos adotados?

Nos casos de textos que contenham resultados de entrevistas ou questionários com seres humanos é recomendável que esteja explícito no corpo do documento os procedimentos éticos adotados.  

 

Artigos

Compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.


Relatos de Prática

Trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa em andamento, monografias, dissertações e teses defendidas, que explicitem o marco teórico, metodologias, resultados, discussão e conclusões.

 

Resenhas

Comentários sobre uma obra recente ou relançamento de obras relevantes para a temática desta revista.

Entrevista

Veiculação de entrevista com pessoas que tenham relevante contribuição para questões de interesse da comunidade envolvida com a problemática da deficiência intelectual e múltipla.

Dossiês

Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para as de assistência social, ciências da educação e da saúde, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços submetidos na revista Apae Ciência serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação, e não serão disponibilizados a terceiros.