Parametrização da limitação da Amplitude de Movimento Articular (ADM) com os qualificadores da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
Abstract
RESUMO
Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2001. É composta de um conjunto de códigos alfanuméricos que visam codificar diferentes estados de saúde e estados relacionados à saúde. Objetivos: Parametrizar a limitação da amplitude de movimento articular (ADM) com os qualificadores da CIF, criar tabelas com a parametrização e um aplicativo para smartphones com sistema Android. Método: Foi realizada avaliação com goniômetro da ADM da flexão dos ombros e extensão dos cotovelos de cinco indivíduos com diagnóstico de Paralisia Cerebral e espasticidade de membros superiores. Resultados: Na flexão do ombro direito 60% dos participantes apresentaram deficiência moderada e 40% deficiência leve. Na flexão do ombro esquerdo, 40% apresentaram deficiência leve, 40% moderada e 20% grave. Na extensão dos cotovelos a amostra se comportou igual, nenhuma deficiência ocorreu em 20%, deficiência leve em 40% e deficiência moderada em 40%. Conclusão: As tabelas com os dados da parametrização e o aplicativo para smartphone mostraram eficácia na definição do qualificador da CIF relacionado à gravidade do comprometimento da ADM. Ficou demonstrado ser possível definir o grau de comprometimento da ADM com os qualificadores da CIF e os instrumentos desenvolvidos são de importante aplicabilidade prática para os que utilizam da parametrização da ADM com a CIF.
Palavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Paralisia Cerebral. Amplitude de Movimento Articular. Goniometria.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.