SABER DE CÓR
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA APAE DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG)
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.20.2-3Keywords:
Educação em Saúde, PcD (Pessoa com Deficiência), Ensino Remoto, Extensão Universitária, Liga AcadêmicaAbstract
Este artigo tem o intuito de relatar, de forma crítico-reflexiva, uma ação extensionista, intitulada “Saber de Cór”, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João del-Rei (MG) por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A partir do uso de ferramentas lúdicas e digitais, a iniciativa teve por objetivo a difusão de conhecimentos sobre saúde cardiovascular para alunos da instituição e seus familiares. O projeto contou com o envio de kits didáticos, produção de cartilhas informativas em formato infantil e incentivo à prática de atividades físicas e artísticas; além disso, os proponentes da ação gravaram vídeos - dentre eles, um musical - que foram enviados aos alunos como forma de condução das dinâmicas. A realização das atividades propostas às crianças foi filmada por familiares e enviada aos acadêmicos extensionistas e docentes da APAE por meio de grupos de Whatsapp. A produção de materiais videográficos e o uso do aplicativo revelaram um conjunto de limitações e possibilidades, apresentados e analisados neste relato. De maneira geral, a realização da experiência piloto do projeto “Saber de Cór” estreitou laços entre acadêmicos e APAE e permitiu a construção de um dispositivo de educação em saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rafael Fonseca Drumond, Beatriz Pimentel de Oliveira Andrade, Bruno Dalla Vecchia Vendramini, Gabriela Maritsa Carvalho, João Lucas Araújo da Silva Epifânio, Kananda Oliveira Garcia Ruiz, Milena Henriques Fialho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.