UM Currículo Funcional Natural e ABA na APAE do Médio Vale do Itajaí: Um guia de Inclusão para a vida

Authors

  • PATRICIA DOS SANTOS OSIKA APAE DO MEDIO VALE DO ITAJAI
  • Mariloiva Reginato da Silva APAE DE BLUMENAU

Keywords:

Currículo Funcional Natural, ABA - Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, Educação Inclusiva

Abstract

                                                                                                                                                             Mariloiva Reginato da Silva ¹ 

                                                                                                                                                                Patricia dos Santos Osika ² 

 

 

Resumo Expandido 

O presente artigo explora a implementação do Currículo Funcional Natural (CFN) em conjunto com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial (CAESP) do Médio Vale do Itajaí, mantido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Este estudo concentra-se na adaptação de diretrizes pedagógicas para otimizar a educação de alunos com autismo, enfatizando o desenvolvimento biopsicossocial e as dimensões conceitual, social e prática. A pesquisa destaca a complexidade do autismo, uma condição que exige intervenções pedagógicas holísticas e integradas. A metodologia incorpora práticas pedagógicas inovadoras, centradas na ideia de que o aprendizado deve ser um processo prazeroso e engajador, colocando o aluno no coração das ações educativas. O artigo também enfatiza a importância da colaboração entre família, escola e especialistas, promovendo um ambiente que não só favorece o desenvolvimento de habilidades, mas também a criação de laços sociais. As conclusões apontam para um caminho promissor na evolução educacional dos alunos com autismo, fortalecendo suas inserções social, escolar e familiar. O estudo conclui que tratar pessoas com deficiência como qualquer outra é um princípio fundamental para a inclusão genuína, reiterando que toda criança, independentemente do desafio, tem o direito de ser inserida em ambientes educacionais inclusivos e acolhedores. 

  

Palavras-chave:  Currículo Funcional Natural, ABA-Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, Educação Inclusiva 

 

Referências Bibliográficas 

KENYON, Paula Braga; KENYON, Shawn; MIGUEL, Caio F. Análise Comportamental (ABA). Um Modelo para a Educação Especial. In: CAMARGOS Jr, Walter; et al. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3. milênio. Brasília: CORDE, 2005. p.148-153.   

LEBLANC, J. M. El Curriculum Funcional em la educación de la persona com retardo mental. Trabalho apresentado na ASPANDEM, Mallagra. España, 1992. Tradução: ALMEIDA, M. A.; BOUERI, I.Z. 

SUPLINO, M. Currículo funcional natural: guia prático para a educação na área do autismo e deficiência mental. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos,coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. São Paulo: AMA, 2005. 

Author Biography

Mariloiva Reginato da Silva , APAE DE BLUMENAU

Currículo Funcional Natural e ABA na APAE do Médio Vale do Itajaí: Um guia de Inclusão para a vida  

 

                                                                             Mariloiva Reginato da Silva ¹ 

                                                                                Patricia dos Santos Osika ² 

 

 

Resumo Expandido 

O presente artigo explora a implementação do Currículo Funcional Natural (CFN) em conjunto com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial (CAESP) do Médio Vale do Itajaí, mantido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Este estudo concentra-se na adaptação de diretrizes pedagógicas para otimizar a educação de alunos com autismo, enfatizando o desenvolvimento biopsicossocial e as dimensões conceitual, social e prática. A pesquisa destaca a complexidade do autismo, uma condição que exige intervenções pedagógicas holísticas e integradas. A metodologia incorpora práticas pedagógicas inovadoras, centradas na ideia de que o aprendizado deve ser um processo prazeroso e engajador, colocando o aluno no coração das ações educativas. O artigo também enfatiza a importância da colaboração entre família, escola e especialistas, promovendo um ambiente que não só favorece o desenvolvimento de habilidades, mas também a criação de laços sociais. As conclusões apontam para um caminho promissor na evolução educacional dos alunos com autismo, fortalecendo suas inserções social, escolar e familiar. O estudo conclui que tratar pessoas com deficiência como qualquer outra é um princípio fundamental para a inclusão genuína, reiterando que toda criança, independentemente do desafio, tem o direito de ser inserida em ambientes educacionais inclusivos e acolhedores. 

  

Palavras-chave:  Currículo Funcional Natural, ABA-Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, Educação Inclusiva 

Referências Bibliográficas 

KENYON, Paula Braga; KENYON, Shawn; MIGUEL, Caio F. Análise Comportamental (ABA). Um Modelo para a Educação Especial. In: CAMARGOS Jr, Walter; et al. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3. milênio. Brasília: CORDE, 2005. p.148-153.   

LEBLANC, J. M. El Curriculum Funcional em la educación de la persona com retardo mental. Trabalho apresentado na ASPANDEM, Mallagra. España, 1992. Tradução: ALMEIDA, M. A.; BOUERI, I.Z. 

SUPLINO, M. Currículo funcional natural: guia prático para a educação na área do autismo e deficiência mental. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos,coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. São Paulo: AMA, 2005. 

 

Published

2025-05-26

How to Cite

DOS SANTOS OSIKA, P., & Reginato da Silva , M. (2025). UM Currículo Funcional Natural e ABA na APAE do Médio Vale do Itajaí: Um guia de Inclusão para a vida . Apae Ciência, 22(2), 28–32. Retrieved from https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/437