A VIVÊNCIA NA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER

Autores

  • Daniela Castro dos Reis
  • Rayssa Lorena Barros de Aguiar Pontes
  • Silvia Maués Santos Rodrigues
  • Marilene Alves Dantas

Resumo

Este estudo compreende as relações estabelecidas no contexto escolar vivenciados pelo indivíduo com Síndrome de Down, com enfoque na socialização e no processo de inclusão. O presente estudo teve como objetivo conhecer as possíveis dificuldades enfrentadas por uma criança com Síndrome de Down no contexto escolar e propor contribuições, visando a sua inclusão nesse espaço, levando em consideração o paradigma da Educação Inclusiva. Esta pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e foi realizada por um estudo de caso. Os resultados foram analisados à luz da abordagem Bioecológica Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Os instrumentos utilizados foram a Construção de história por imagens indutoras e Pesquisa Semiestruturada. Os resultados obtidos apontam para a complexidade e a importância dos múltiplos contextos que envolvem o desenvolvimento social do indivíduo.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

Castro dos Reis, D., Lorena Barros de Aguiar Pontes, R., Maués Santos Rodrigues, S., & Alves Dantas, M. (2021). A VIVÊNCIA NA INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER. Apae Ciência, 15(1), 104–116. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/233