REFLEXÕES SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SITUAÇÕES DE DEPENDÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: O CASO DA REDE APAE
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-8Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Covid-19, Vulnerabilidade, Autonomia, DependênciaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o perfil das pessoas atendidas pela rede APAE que participaram da pesquisa “Pessoas com Deficiência e COVID-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidado e prevenção” (UnB/Fenapaes/Finatec), buscando relacionar a necessidade de auxílio de terceiros frente aos desafios impostos pela pandemia. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário on-line, que poderia ser preenchido pela própria pessoa com deficiência, por algum cuidador ou por ambos. Responderam à pesquisa 4.055 pessoas com deficiência atendidas pelas APAEs de 23 estados brasileiros e o Distrito Federal, entre os dias 29 de julho de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Os resultados da pesquisa apontam para um público que apresenta alta vulnerabilidade econômica, baixo grau de escolaridade e situação de dependência, em que poucas pessoas com deficiência responderam ao questionário de forma independente e a maioria necessita de auxílio de cuidados para realização de tarefas do dia a dia. A situação de dependência vivida por grande parte das pessoas participantes da pesquisa aponta para desafios significativos. A vulnerabilidade inerente desse público e a invisibilidadeprovocada pelos processos históricos, sociais e políticos, somada aos efeitos da pandemia do Coronavírus no mundo, precisam ser enfrentadas com maior afinco pelo poder público e a sociedade civil organizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Apae Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.