ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENVELHECIDAS E ÀS SUAS FAMÍLIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-23Palavras-chave:
Pandemia, Tecnologia, Deficiência intelectual, Envelhecimento, FamíliasResumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência sobre o atendimento pedagógico prestado pelo Instituto Manoel Boaventura Feijó, mantido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florianópolis, às pessoas com deficiência intelectual envelhecidas e às suas famílias, nos tempos de afastamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus. A prática pedagógica foi realizada com 98 adultos com deficiência intelectual (homens e mulheres) e idade entre 24 e 90 anos, que estão em processo de envelhecimento e/ou idosos e frequentam a APAE e com as suas famílias cuidadoras. Esses foram organizados em 14 grupos pedagógicos no WhatsApp, juntamente com o seu professor regente. Buscamos motivar intervenções mediadas e norteadas pelo currículo funcional natural. Devido à necessidade emergente imposta pela pandemia, tanto aos profissionais da educação quanto às famílias, ambos precisaram se adaptar e aprender a explorar essa nova forma de atuação pedagógica pela tecnologia. Na intenção de atingir o maior número possível de pessoas, o atendimento pedagógico aos adultos com deficiência intelectual foi adaptado para versão on-line, na qual utilizamos posts de atividades (materiais ilustrativos da realização da atividade), vídeos educativos (ensinando o passo-a-passo) e videochamadas por WhatsApp, oportunizando um espaço de discussão, aprendizagem e trocas de experiências. Entendemos que a atuação pedagógica com a utilização da tecnologia possibilitou a intervenção dos profissionais da educação junto às pessoas com deficiência intelectual envelhecidas, mostrando às famílias as possibilidades de aquisição e manutenção de habilidades, além de ajudá-las a mantê-las ativas, mesmo em isolamento social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Apae Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.