PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: RELAÇÃO ENTRE EMPREGABILIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência e a relação entre a formação profissional e o mercado de trabalho no contexto atual da sociedade brasileira baseada nos paradigmas da inclusão. As reflexões sobre os dados estatísticos relativos à ocupação destes indivíduos bem como os processos educacionais em que estão inseridos nos permite entender o panorama dos processos de inclusão/exclusão social desses sujeitos. O objetivo da discussão tratada neste trabalho é compreender os impactos da formação profissional para o desenvolvimento da vida autônoma e produtiva de pessoas com deficiência. O artigo evidencia que persistem os desafios de mudanças na organização das práticas formativas para este grupo, destacando conceitos necessários para a construção de caminhos possíveis na busca de uma maior participação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.