A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM VISTAS À UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Aline Cristina Viana Rocha Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cacilda Nogueira Petronílio
  • Caroline Vanizia Meireles
  • Maristela Santana Couto
  • Viviane Soares de Jesus
  • Gleides Ander Nonato https://orcid.org/0000-0001-9630-1040

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.21.1-4

Resumo

Este artigo é o resultado de um estudo que buscou analisar e discutir a importância da formação continuada como uma ferramenta na busca por uma escola inclusiva, bem como verificar a associação entre teoria e prática como um facilitador diante dos desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que para haver inclusão de fato é necessário que haja formação dos profissionais e de que ela seja continuada, tendo em vista a sua relevância para além da formação inicial, buscou-se responder à seguinte pergunta: Quais são os impactos da formação continuada dos docentes na busca pela inclusão de estudantes com deficiências matriculados na Educação Infantil? Especificamente, o objetivo deste estudo foi analisar e discutir a importância dessa formação para os profissionais que atuam com a inclusão de estudantes com deficiências na Educação Infantil, a partir das percepções de diferentes autores que se debruçam sobre o tema. Neste sentido, a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e de cunho descritivo. Dentre as constatações, observou-se que a formação continuada de professores facilita e possibilita a melhoria na inclusão dos alunos com deficiência intelectual e/ou física, tendo em vista que essa modalidade de formação oferece instrumental para o aprimoramento da ação dos professores no ambiente escolar.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Viana Rocha, A. C., Nogueira Petronílio, C., Vanizia Meireles , C., Santana Couto , M., Soares de Jesus , V., & Ander Nonato , G. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM VISTAS À UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS. Apae Ciência, 21(1), 33–45. https://doi.org/10.29327/216984.21.1-4

Edição

Seção

Artigos