ALFABETIZAÇÃO MEDIADA PELA INFORMÁTICA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA DOCENTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Luziana Goltara Apae Guarapari
  • Amanda Barbosa Apae Guarapari

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-12

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Informática, Letramento, APAE

Resumo

Este artigo traz algumas possibilidades de letramento de indivíduos com deficiência intelectual, com o ensino mediado pelo uso das ferramentas do computador. Compreendendo o processo de ensino como parte da formação do cidadão, e buscando novas formas de instrumentalizar alunos deficientes intelectuais, . Relatando a experiência de uma docente com deficiência visual, idealizadora do projeto “Alfabetizando através da informática” da APAE de Guarapari, em suas práticas de ensino. Neste artigo, os progressos de um dos alunos da Instituição, são descritos para ilustrar o trabalho realizado. Os resultados obtidos demonstram a real possibilidade de evolução na escrita funcional, por indivíduos com deficiência intelectual, mesmo que apresentando um nível grave de comprometimento.

Biografia do Autor

Luziana Goltara, Apae Guarapari

Professora, licenciada em Pedagogia, atuante na APAE em Guarapari e idealizadora do projeto “Alfabetizando através da informática”.

Amanda Barbosa, Apae Guarapari

Professora da educação especial na rede municipal de Guarapari, formando em Pedagogia, atuante em projetos da Apae Guarapari.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Goltara, L., & Barbosa, A. (2022). ALFABETIZAÇÃO MEDIADA PELA INFORMÁTICA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA DOCENTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 17(1), 114–119. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-12

Edição

Seção

Relatos de Prática