MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ: PENSAMENTOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Autores

  • Paulino Hykavei Junior UEPG
  • Gilmar de Carvalho Cruz

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-8

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência, Educação Básica

Resumo

A Educação Especial no Estado do Paraná sofreu mudanças no ano de 2011 devido a uma Resolução da Secretaria de Educação do Estado. A mudança na nomenclatura das instituições especiais modificou os atendimentos, passando a fazer parte do processo da educação básica. Esta alteração se iniciou após um pedido efetuado pelos gestores destas instituições afirmando que o trabalho dentro da instituição atendia todos os objetivos da educação básica. O principal objetivo do trabalho foi verificar as mudanças ocorridas em uma Escola de Educação Especial após publicação da Resolução 3600/2011 GS/SEED. Para tanto foram realizadas entrevistas com cinco professores que participaram desta mudança. Após as respostas dos professores entendemos que o trabalho dentro da instituição continua o mesmo, alterando em algumas turmas a preocupação apenas com o processo educacional dos alunos deixando de lado o lado assistencialista da instituição.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Hykavei Junior, P., & Cruz, G. de C. (2022). MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ: PENSAMENTOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Apae Ciência, 17(1), 67–76. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-8

Edição

Seção

Artigos