MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ: PENSAMENTOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.17.1-8Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência, Educação BásicaResumo
A Educação Especial no Estado do Paraná sofreu mudanças no ano de 2011 devido a uma Resolução da Secretaria de Educação do Estado. A mudança na nomenclatura das instituições especiais modificou os atendimentos, passando a fazer parte do processo da educação básica. Esta alteração se iniciou após um pedido efetuado pelos gestores destas instituições afirmando que o trabalho dentro da instituição atendia todos os objetivos da educação básica. O principal objetivo do trabalho foi verificar as mudanças ocorridas em uma Escola de Educação Especial após publicação da Resolução 3600/2011 GS/SEED. Para tanto foram realizadas entrevistas com cinco professores que participaram desta mudança. Após as respostas dos professores entendemos que o trabalho dentro da instituição continua o mesmo, alterando em algumas turmas a preocupação apenas com o processo educacional dos alunos deixando de lado o lado assistencialista da instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulino Hykavei Junior, Gilmar de Carvalho Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.