GUIA PRÁTICO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES MOTORAS NO AUTISMO

Autores

  • Artur Lopes Apae de Itapema
  • Marisa Brito de Souza Apae de Balneário Piçarras
  • Eduardo Guisi Victor Universidade do Extremo Sul Catarinense Criciúma (SC)

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-4

Palavras-chave:

Autismo, Habilidades motoras, Transtorno motor

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar de forma organizada e sistematizada as principais e mais comuns alterações motoras encontradas em pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Ao longo deste artigo, pretendemos adentrar nos fundamentos que pleiteiam a condição autista, colaborando para o enriquecimento do conhecimento da importância da avaliação fisioterapêutica na pessoa com autismo. Este trabalho foi realizado a partir de um levantamento bibliográfico que foi realizado através das bases de dados Pubmed, SCIELO e PEDRO utilizado para sua criação, artigos publicados na íntegra e com acesso livre em inglês e/ou português e artigos clássicos a partir de 2008 a 2019 sendo  escolhidos apenas textos que citavam algum tipo de transtorno motor em crianças com TEA. É nossa intenção contribuir e facilitar o entendimento da importância da fisioterapia neste tratamento, possibilitando a esses profissionais um novo olhar sobre a condição autista.

Biografia do Autor

Artur Lopes, Apae de Itapema

Fisioterapeuta, Pós-graduado em Fisioterapia Neurofuncional –Faculdade Inspirar e Pós-graduado em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência – UNESC.

Marisa Brito de Souza, Apae de Balneário Piçarras

Fisioterapeuta, Pós-graduada em Fisioterapia Neurofuincional - Faculdade Inspirar e Pós Graduada em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência – UNESC.

Eduardo Guisi Victor, Universidade do Extremo Sul Catarinense Criciúma (SC)

Doutor e Professor no curso de Fisioterapia e Pós-Graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Universidade do Extremo Sul Catarinense Criciúma (SC)

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Lopes, A., de Souza, M. B., & Victor, E. G. (2022). GUIA PRÁTICO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES MOTORAS NO AUTISMO. Apae Ciência, 17(1), 28–33. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-4

Edição

Seção

Artigos