PANDEMIA E CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS SOBRE ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA COVID-19 NO ADULTO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-3Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Neuropsicologia, Covid-19Resumo
Devido ao contexto mundial atual, delineado por significativas crises na saúde pública, tendo como mais recente a COVID-19, o texto apresenta conceitos inerentes à problemática do COVID-19, assim como a neuropsicologia, relacionando e analisando as consequências das medidas de enfrentamento adotadas nessas circunstâncias, tais como, quarentena, distanciamento social e isolamento, durante três períodos de evolução da pandemia nos estágios pré-crise, intracrise e pós-crise. O artigo ressalta, também, as repercussões observadas na saúde psíquica da população adulta com deficiência intelectual, refletindo acerca dos desfechos favoráveis e desfavoráveis incorporados ao processo de crise, como desenvolvimento de depressão e ansiedade. Em síntese, são apresentados o cuidado à saúde mental pela neuropsicologia e como funciona a reabilitação neuropsicológica, de modo a minimizar os impactos negativos da crise, atuando de modo preventivo.
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