PANDEMIA E CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS SOBRE ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA COVID-19 NO ADULTO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Bianca Falcão Vargas
  • Matheus Wisdom Pedro de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.16.1-3

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Neuropsicologia, Covid-19

Resumo

Devido ao contexto mundial atual, delineado por significativas crises na saúde pública, tendo como mais recente a COVID-19, o texto apresenta conceitos inerentes à problemática do COVID-19, assim como a neuropsicologia, relacionando e analisando as consequências das medidas de enfrentamento adotadas nessas circunstâncias, tais como, quarentena, distanciamento social e isolamento, durante três períodos de evolução da pandemia nos estágios pré-crise, intracrise e pós-crise. O artigo ressalta, também, as repercussões observadas na saúde psíquica da população adulta com deficiência intelectual, refletindo acerca dos desfechos favoráveis e desfavoráveis incorporados ao processo de crise, como desenvolvimento de depressão e ansiedade. Em síntese, são apresentados o cuidado à saúde mental pela neuropsicologia e como funciona a reabilitação neuropsicológica, de modo a minimizar os impactos negativos da crise, atuando de modo preventivo.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Falcão Vargas, B., & Wisdom Pedro de Jesus, M. (2021). PANDEMIA E CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS SOBRE ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA COVID-19 NO ADULTO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 16(2), 28–39. https://doi.org/10.29327/216984.16.1-3