O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
REFLEXÕES PERTINENTES
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-3Palavras-chave:
Educação Especial, Currículo, Práticas PedagógicasResumo
O artigo tem como objetivo propor reflexões voltadas às questões curriculares destinadas as escolas de educação básica na modalidade de Educação Especial. Faz referência ao currículo e sua aplicabilidade nas escolas especializadas, diante das necessidades educativas dos alunos que estudam nessas instituições. Também, apresenta reflexões acerca das práticas e ações pedagógicas propostas pelos docentes em meio as especificidades existentes num universo heterogêneo, abrigado pelas escolas especializadas. Discute-se ainda, sobre a atuação frente a diversidade dos estudantes, efetivando a abordagem e o direcionamento de um currículo escolar formal que não segregue as aprendizagens, e, nem tampouco, anule os estudantes de uma ação efetiva de desenvolvimento e escolarização. Os temas sobre as questões curriculares e a as práticas pedagógicas nas escolas especializadas foram investigados através da pesquisa bibliográfica. Para melhor compreensão desses temas pesquisou-se o documento que orienta as escolas especializadas, sendo este documento intitulado: Documento Norteador - Educação e ação pedagógica, elaborado em 2017. Delineia as ações e organização das escolas especializadas. Este documento é de grande importância porque evidencia de que forma deve ser elaborado o currículo para as escolas especiais, haja vista que, neste contexto, o mesmo deve ser flexível e dinâmico, com dimensões de multi-representações. É nesta atmosfera que a escola direciona as necessidades educacionais de suas demandas e suas especificidades, definindo a proposta de inclusão ou exclusão escolar. Inserir resultados principais.
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