O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-5Palavras-chave:
Ensino/aprendizado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Gamificação, Ensino de Artes, Pessoa com DeficiênciaResumo
A pandemia ocasionada pela COVID 19 demandou uma ressignificação da prática pedagógica de diversos profissionais da educação e, na nossa realidade, isso não foi diferente. Considerando esses desafios e as adaptações necessárias para a oferta do atendimento remoto, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma proposta de ensino/aprendizado da Arte por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e uso da gamificação para educandos com deficiência Intelectual e Múltipla no CAESP/APAE de Araranguá. O tema escolhido foi artes visuais no modernismo brasileiro e os participantes foram 07 (sete) educandos que frequentam o Programa de Atividades Laborais (PROAL). Os jogos foram elaborados a partir da edição de recursos encontrados em duas plataformas: Scratch e WordWall. As atividades e encontros virtuais foram realizados pelo WhatsApp por ser o recurso mais utilizado e acessível pelo grupo. Os resultados apontaram que, apesar dos desafios e necessidade de apoio dos familiares, para realizarem as atividades, o uso da gamificação pode ser uma alternativa para o ensino/aprendizado, visto que o uso de jogos bem elaborados possibilitam aos educandos o acesso a recursos atrativos que contribuem para o seu engajamento, demonstrando-se mais ativos, fazendo questionamentos e buscando respostas para os conteúdos trabalhados. Em relação ao professor, pode-se afirmar que é desafiador propor jogos acessíveis que vão ao encontro dos seus objetivos pedagógicos, apesar disso, esse processo consiste em mais uma possibilidade para qualificar o ensino voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alini de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.