O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

  • Alini de Almeida APAE - Araranguá

Keywords:

Ensino/aprendizado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Gamificação, Ensino de Artes, Pessoa com Deficiência

Abstract

A pandemia ocasionada pela COVID 19 demandou uma ressignificação da prática pedagógica de diversos profissionais da educação e, na nossa realidade, isso não foi diferente.  Considerando esses desafios e as  adaptações necessárias para a oferta do atendimento remoto, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma proposta de ensino/aprendizado da Arte por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e uso da gamificação para educandos com deficiência Intelectual e Múltipla no CAESP/APAE de Araranguá.  O tema escolhido foi artes visuais no modernismo brasileiro e os participantes foram 07 (sete) educandos que frequentam o Programa de Atividades Laborais (PROAL). Os jogos foram elaborados a partir da edição de recursos encontrados em duas plataformas: Scratch e WordWall. As atividades e encontros virtuais foram realizados pelo WhatsApp por ser o recurso mais utilizado e acessível pelo grupo.  Os resultados apontaram que, apesar dos desafios e necessidade de apoio dos familiares, para realizarem as atividades, o  uso da gamificação  pode ser uma alternativa para o ensino/aprendizado, visto que o uso de jogos bem elaborados possibilitam aos educandos o acesso a recursos atrativos que contribuem para o seu engajamento, demonstrando-se mais ativos, fazendo questionamentos e buscando respostas para os conteúdos trabalhados. Em relação ao professor,  pode-se afirmar que é desafiador propor jogos acessíveis que vão ao encontro dos seus objetivos pedagógicos, apesar disso, esse processo consiste em mais uma possibilidade para qualificar o ensino voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Published

2023-06-28

How to Cite

de Almeida, A. (2023). O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Apae Ciência, 19(1), 37–47. Retrieved from https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/347