O ARTESANATO COMO FERRAMENTA DE (RE)HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA DAS PESSOAS IDOSAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Lisiane Capanema Silva Bonatelli APAE
  • Djenifer Samantha Marx APAE
  • Daudt Souza da Silva APAE
  • Marcia Cristina Bicca Rodrigues APAE

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Idoso, Artesanato, Mediação e Reabilitação

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso do artesanato como ferramenta pedagógica mediadora, visando a (re)habilitação de pessoas idosas com deficiência intelectual. A prática foi realizada com 54 alunos, com idade entre 40 e 93 anos, matriculados no Serviço de Convivência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Florianópolis - SC. A condução do fazer pedagógico, visando a (re)habilitação, acontece pela interlocução mediada entre o profissional da educação e o idoso com deficiência intelectual, permeando os princípios do currículo funcional natural. A sistematização do fazer pedagógico ocorre pelo Caderno Pedagógico e as diretrizes que norteiam os atendimentos são organizadas por áreas de habilidades e artesanato. No contexto dos atendimentos oferecidos aos idosos, são desenvolvidas atividades de lazer, participação social, oficinas e atividades de grupo, que permitem a interação e a participação na sociedade de maneira ativa. O artesanato, como instrumento pedagógico, pode ajudar os idosos com deficiência intelectual a aprenderem novas habilidades, tanto manuais quanto sociais e cognitivas, conseguindo trabalhar em equipe e resolvendo problemas. Observou-se, também, que a prática, além de auxiliar no ganho e manutenção de habilidades, produz efeitos na autoestima, autoimagem e na interação dos sujeitos, contribuindo no processo de bem viver dessas pessoas. Para que haja um efetivo desenvolvimento das habilidades funcionais do idoso com deficiência intelectual, é de suma importância a parceria com a família, pois é necessário dar continuidade ao processo (re)habilitatório também em casa.

Biografia do Autor

Lisiane Capanema Silva Bonatelli, APAE

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2021). Coordenação Pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Brasil.

Djenifer Samantha Marx, APAE

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2021).

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Capanema Silva Bonatelli, L., Samantha Marx, D., Souza da Silva, D., & Cristina Bicca Rodrigues, M. (2023). O ARTESANATO COMO FERRAMENTA DE (RE)HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA DAS PESSOAS IDOSAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 19(1), 52–59. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/390

Edição

Seção

Artigos