O ARTESANATO COMO FERRAMENTA DE (RE)HABILITAÇÃO PEDAGÓGICA DAS PESSOAS IDOSAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-7Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Idoso, Artesanato, Mediação e ReabilitaçãoResumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso do artesanato como ferramenta pedagógica mediadora, visando a (re)habilitação de pessoas idosas com deficiência intelectual. A prática foi realizada com 54 alunos, com idade entre 40 e 93 anos, matriculados no Serviço de Convivência da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Florianópolis - SC. A condução do fazer pedagógico, visando a (re)habilitação, acontece pela interlocução mediada entre o profissional da educação e o idoso com deficiência intelectual, permeando os princípios do currículo funcional natural. A sistematização do fazer pedagógico ocorre pelo Caderno Pedagógico e as diretrizes que norteiam os atendimentos são organizadas por áreas de habilidades e artesanato. No contexto dos atendimentos oferecidos aos idosos, são desenvolvidas atividades de lazer, participação social, oficinas e atividades de grupo, que permitem a interação e a participação na sociedade de maneira ativa. O artesanato, como instrumento pedagógico, pode ajudar os idosos com deficiência intelectual a aprenderem novas habilidades, tanto manuais quanto sociais e cognitivas, conseguindo trabalhar em equipe e resolvendo problemas. Observou-se, também, que a prática, além de auxiliar no ganho e manutenção de habilidades, produz efeitos na autoestima, autoimagem e na interação dos sujeitos, contribuindo no processo de bem viver dessas pessoas. Para que haja um efetivo desenvolvimento das habilidades funcionais do idoso com deficiência intelectual, é de suma importância a parceria com a família, pois é necessário dar continuidade ao processo (re)habilitatório também em casa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lisiane Capanema Silva Bonatelli, Djenifer Samantha Marx, Daudt Souza da Silva, Marcia Cristina Bicca Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.