PROMOVENDO A AUTONOMIA E A INDEPENDÊNCIA PELAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

CULTURA POPULAR BRASILEIRA E DANÇA

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Vargas
  • Célia de Fátima França
  • Célia de Fátima França
  • Luana Chagas de Moraes
  • Rutineia Rodrigues Valter

Palavras-chave:

Folclore, Danças, Cultura popular

Resumo

Em síntese, este relato de experiência teve como objetivo descrever sobre a promoção da autonomia e da independência, analisadas a partir de atividades extracurriculares, trabalhadas com enfoque na cultura popular brasileira e na dança. Com base nisso, aspectos do folclore serão estudados, uma vez que concernem ao conjunto de tradições e manifestações populares, constituído de lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, passando de geração a geração. Dito de outro modo, o folclore significa a sabedoria de um povo, o que, por sua vez, confere maior importância para a identidade social. Nessa perspectiva, foram escolhidos, para este estudo, estilos de dança que evidenciam a relevância dessas questões culturais, que serão, resumidamente, apresentados, a seguir. O carimbó foi escolhido, por ser uma dança de roda, de origem indígena e tem esse nome por causa do batuque do tambor artesanal, usado nas apresentações artísticas e religiosas. Já o frevo foi eleito por ser uma dança típica do carnaval de rua brasileiro, tem a sua origem no nordeste do país e a sua principal característica é ser uma dança acelerada, envolvente e carismática. Por fim, escolhemos a dança do Bumba meu Boi, por ser trazida pelos portugueses para o Brasil, sendo inserida na cultura folclórica do país, a qual dá maior ênfase à figura animal, o que, na época, era a principal economia local. Foi trabalhado, de forma interdisciplinar, em sala de aula, o tema, sendo realizados vários ensaios para a apresentação na noite cultural. O público-alvo deste relato foram os educandos que frequentam as turmas de vivências laborais e serviço de convivência acima de 16 anos de idade. O embasamento teórico ocorreu a partir de pesquisas bibliográficas de autores que já escreveram sobre o assunto mais profundamente.

 

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Gonçalves Vargas, A. P., de Fátima França, C., de Fátima França, C., Chagas de Moraes, L., & Rodrigues Valter, R. (2023). PROMOVENDO A AUTONOMIA E A INDEPENDÊNCIA PELAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: CULTURA POPULAR BRASILEIRA E DANÇA. Apae Ciência, 19(1), 149–157. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/398

Edição

Seção

Artigos