PROMOVENDO A AUTONOMIA E A INDEPENDÊNCIA PELAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
CULTURA POPULAR BRASILEIRA E DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-17Palavras-chave:
Folclore, Danças, Cultura popularResumo
Em síntese, este relato de experiência teve como objetivo descrever sobre a promoção da autonomia e da independência, analisadas a partir de atividades extracurriculares, trabalhadas com enfoque na cultura popular brasileira e na dança. Com base nisso, aspectos do folclore serão estudados, uma vez que concernem ao conjunto de tradições e manifestações populares, constituído de lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, passando de geração a geração. Dito de outro modo, o folclore significa a sabedoria de um povo, o que, por sua vez, confere maior importância para a identidade social. Nessa perspectiva, foram escolhidos, para este estudo, estilos de dança que evidenciam a relevância dessas questões culturais, que serão, resumidamente, apresentados, a seguir. O carimbó foi escolhido, por ser uma dança de roda, de origem indígena e tem esse nome por causa do batuque do tambor artesanal, usado nas apresentações artísticas e religiosas. Já o frevo foi eleito por ser uma dança típica do carnaval de rua brasileiro, tem a sua origem no nordeste do país e a sua principal característica é ser uma dança acelerada, envolvente e carismática. Por fim, escolhemos a dança do Bumba meu Boi, por ser trazida pelos portugueses para o Brasil, sendo inserida na cultura folclórica do país, a qual dá maior ênfase à figura animal, o que, na época, era a principal economia local. Foi trabalhado, de forma interdisciplinar, em sala de aula, o tema, sendo realizados vários ensaios para a apresentação na noite cultural. O público-alvo deste relato foram os educandos que frequentam as turmas de vivências laborais e serviço de convivência acima de 16 anos de idade. O embasamento teórico ocorreu a partir de pesquisas bibliográficas de autores que já escreveram sobre o assunto mais profundamente.
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