A INTERRELAÇÃO ENTRE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DAS APAES E O AEE NO ENSINO COMUM COMO NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DA AUTONOMIA E DO EMPODERAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.20.2-9Palavras-chave:
APAES, AEE, Deficiência Intelectual e Múltipla, Preconceitos, Mundo do TrabalhoResumo
Este artigo destaca a importância de se construir uma interrelação e intersetorialidade e as possíveis confluências entre o trabalho multiprofissional das APAES instituição que destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional, atuando nas áreas de educação, saúde e assistência social, constituindo uma rede de proteção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e o AEE no ensino comum – o atendimento educacional especializado que se presta de forma complementar ou suplementar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação - podendo ocorrer em salas de aula regulares ou nas Salas de Recursos Multifuncional. Partindo dessa premissa, o artigo se volta para a discussão de preconceitos e opressões que são materializados contra as pessoas com deficiências a falta de investimentos nas políticas de educação especial e inclusiva e as dificuldades encontradas no acesso ao mercado de trabalho, trazendo apontamentos para a ressignificação desse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Augusto Farias, EDNA GONÇALVES, ALINE CLEA DOS SANTOS MARTINS SCHMIDT
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.