A INTERRELAÇÃO ENTRE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DAS APAES E O AEE NO ENSINO COMUM COMO NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DA AUTONOMIA E DO EMPODERAMENTO

Authors

  • Eduardo Augusto Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • EDNA GONÇALVES ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MAUÁ DA SERRA/PR
  • ALINE CLEA DOS SANTOS MARTINS SCHMIDT

Keywords:

APAES, AEE, Deficiência Intelectual e Múltipla, Preconceitos, Mundo do Trabalho

Abstract

This article highlights the importance of building an interrelationship and intersectionality and the possible confluences between the multiprofessional work of the APAES, an institution that stands out for its pioneering spirit and capillarity, being present in more than 2 thousand municipalities throughout the national territory, acting in the areas of education, health and social assistance, constituting a network of protection and defense of the rights of people with intellectual and multiple disabilities and the AEE in common education - the specialized educational service that is provided in a complementary or supplementary way to students with disabilities, pervasive developmental disorders, high abilities/giftedness - which may occur in regular classrooms or in Multipurpose Resource Rooms. Based on this premise, the article turns to the discussion of prejudices and oppressions that are materialized against people with disabilities, the lack of investments in special and inclusive education policies and the difficulties encountered in accessing the labor market, bringing notes for the re-signification of that process.

Author Biographies

Eduardo Augusto Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Assistente Social.  Doutorando em Educação.  Mestre em Serviço Social e Política Social. Licenciado em Sociologia. Graduado em Serviço Social. É autor dos livros “A entrega do (a) filho (a) à adoção: realidade e desafios a atendimento profissional” (2020), "Trabalhando com pessoas com deficiências e suas famílias: a caminho de perspectivas mais inclusivistas" (2021) e organizador do livro "A atenção às pessoas com autismo: um abraço intedisciplinar" (2022) pela Nova Práxis Editorial. Autor de vários artigos, suas áreas de atuação e pesquisa envolvem o campo da educação inclusiva, antirracismo, adoção e rede intersetorial do trabalho com famílias. 

EDNA GONÇALVES, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MAUÁ DA SERRA/PR

Diretora da APAE de Mauá da Serra/PR. Licenciada em Pedagogia e Educação Física. Atua há vários anos na área da Educação Especial, com experiência em APAE na gestão escolar e intervenção em sala de aula. Possui divesas Pós-Graduações nas áreas da deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento.

ALINE CLEA DOS SANTOS MARTINS SCHMIDT

Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério, lotada na APAE de Mauá da Serra. Atua há vários anos na área da Educação Especial, com enfase na coordenação pedagógica. Possui diversas Pós-Graduações na áreas de Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagia.

Published

2023-11-30

How to Cite

Farias, E. A., GONÇALVES, E., & SCHMIDT, A. C. D. S. M. (2023). A INTERRELAÇÃO ENTRE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DAS APAES E O AEE NO ENSINO COMUM COMO NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DA AUTONOMIA E DO EMPODERAMENTO . Apae Ciência, 20(2). Retrieved from https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/402