A INTERRELAÇÃO ENTRE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DAS APAES E O AEE NO ENSINO COMUM COMO NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DA AUTONOMIA E DO EMPODERAMENTO

Autores

  • Eduardo Augusto Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • EDNA GONÇALVES ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MAUÁ DA SERRA/PR
  • ALINE CLEA DOS SANTOS MARTINS SCHMIDT

Palavras-chave:

APAES, AEE, Deficiência Intelectual e Múltipla, Preconceitos, Mundo do Trabalho

Resumo

Este artigo destaca a importância de se construir uma interrelação e intersetorialidade e as possíveis confluências entre o trabalho multiprofissional das APAES instituição que destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional, atuando nas áreas de educação, saúde e assistência social, constituindo uma rede de proteção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e o AEE no ensino comum – o atendimento educacional especializado que se presta de forma complementar ou suplementar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação - podendo ocorrer em salas de aula regulares ou nas Salas de Recursos Multifuncional. Partindo dessa premissa, o artigo se volta para a discussão de preconceitos e opressões que são materializados contra as pessoas com deficiências a falta de investimentos nas políticas de educação especial e inclusiva e as dificuldades encontradas no acesso ao mercado de trabalho, trazendo apontamentos para a ressignificação desse processo.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Assistente Social.  Doutorando em Educação.  Mestre em Serviço Social e Política Social. Licenciado em Sociologia. Graduado em Serviço Social. É autor dos livros “A entrega do (a) filho (a) à adoção: realidade e desafios a atendimento profissional” (2020), "Trabalhando com pessoas com deficiências e suas famílias: a caminho de perspectivas mais inclusivistas" (2021) e organizador do livro "A atenção às pessoas com autismo: um abraço intedisciplinar" (2022) pela Nova Práxis Editorial. Autor de vários artigos, suas áreas de atuação e pesquisa envolvem o campo da educação inclusiva, antirracismo, adoção e rede intersetorial do trabalho com famílias. 

EDNA GONÇALVES, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MAUÁ DA SERRA/PR

Diretora da APAE de Mauá da Serra/PR. Licenciada em Pedagogia e Educação Física. Atua há vários anos na área da Educação Especial, com experiência em APAE na gestão escolar e intervenção em sala de aula. Possui divesas Pós-Graduações nas áreas da deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento.

ALINE CLEA DOS SANTOS MARTINS SCHMIDT

Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério, lotada na APAE de Mauá da Serra. Atua há vários anos na área da Educação Especial, com enfase na coordenação pedagógica. Possui diversas Pós-Graduações na áreas de Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagia.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Farias, E. A., GONÇALVES, E., & SCHMIDT, A. C. D. S. M. (2023). A INTERRELAÇÃO ENTRE O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL DAS APAES E O AEE NO ENSINO COMUM COMO NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DA AUTONOMIA E DO EMPODERAMENTO . Apae Ciência, 20(2). Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/402

Edição

Seção

Artigos