SAÚDE MENTAL DOS CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.20.2-8Palavras-chave:
Cuidador, Pessoas com deficiência, Saúde mental, FamíliaResumo
A saúde mental dos cuidadores familiares de pessoas com deficiência é um aspecto que necessita de atenção, pois muitos fatores psicológicos podem afetar a qualidade de vida dos envolvidos e, assim, a dinâmica familiar. Considerando isso, o referido estudo teve como objetivo descrever os impactos da assistência à pessoa com deficiência na saúde mental dos cuidadores familiares. Para este fim, foi realizada uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa, que possibilitou acesso a estudos que por diferentes métodos, por exemplo, pesquisas de campo, estudo de caso e transversal, abordam a temática, contribuindo significativamente para o alcance do objetivo. A partir das observações e pesquisas, destaca-se a sobrecarga e algumas renúncias do cuidador familiar como as principais fontes de indícios que prejudicam sua saúde mental, sendo os sintomas depressivos os mais recorrentes. Por esta razão, conclui-se que tais impactos não afetam apenas os cuidadores familiares, mas também afligem as pessoas assistidas, devido ao declínio na qualidade do cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elma Quézia dos Santos Silva, Eloisa Fernanda de Medeiros Cavalcante dos Anjos, Maria Vicência Lima de Lyra Neta, Dalnei Minuzzi Delevati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.