O PODCAST COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO E RESGATE DA ORALIDADE PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO DA APAE BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.21.1-15Palavras-chave:
Deficiência Intelectual e Múltipla, Podcast, Ferramenta PedagógicaResumo
Este artigo trata sobre o uso do podcast como ferramenta pedagógica de integração e
resgate da oralidade para alunos do Programa de Envelhecimento da APAE Belém. Ele surgiu
como estratégia para manter os atendimentos de forma on-line pelo uso das Tecnologias da
Informação e Comunicação em tempos de pandemia. Considerado como uma ferramenta de
compartilhamento de áudio, é um gênero textual do tipo discursivo oral e tem sido cada vez
mais usado com finalidades pedagógicas. O uso do podcast ganhou destaque a partir construção
do Projeto “Papo Firme Podcast”, que objetiva aproximar os alunos pelo uso de recursos tecnológicos, visando a integração, o resgate dos laços de amizade, da oralidade e afeto, mantido
entre os alunos que fazem parte do Programa de Envelhecimento da APAE Belém. Utilizou-se
o relato de experiência como metodologia e a sua aplicabilidade impactou positivamente na
oralidade, na saúde mental, na qualidade de vida, na autonomia e na inclusão social e digital da
pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Waldecir Jorge dos Santos Neves, Albéria Xavier de Souza Villaça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.