O PODCAST COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO E RESGATE DA ORALIDADE PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO DA APAE BELÉM

Autores

  • Waldecir Jorge dos Santos Neves
  • Albéria Xavier de Souza Villaça

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual e Múltipla, Podcast, Ferramenta Pedagógica

Resumo

Este artigo trata sobre o uso do podcast como ferramenta pedagógica de integração e
resgate da oralidade para alunos do Programa de Envelhecimento da APAE Belém. Ele surgiu
como estratégia para manter os atendimentos de forma on-line pelo uso das Tecnologias da
Informação e Comunicação em tempos de pandemia. Considerado como uma ferramenta de
compartilhamento de áudio, é um gênero textual do tipo discursivo oral e tem sido cada vez
mais usado com finalidades pedagógicas. O uso do podcast ganhou destaque a partir construção
do Projeto “Papo Firme Podcast”, que objetiva aproximar os alunos pelo uso de recursos tecnológicos, visando a integração, o resgate dos laços de amizade, da oralidade e afeto, mantido
entre os alunos que fazem parte do Programa de Envelhecimento da APAE Belém. Utilizou-se
o relato de experiência como metodologia e a sua aplicabilidade impactou positivamente na
oralidade, na saúde mental, na qualidade de vida, na autonomia e na inclusão social e digital da
pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Biografia do Autor

Waldecir Jorge dos Santos Neves

Licenciatura em Geografia, especialista em Educação Especial e Inclusiva, professor do Atendimento
Educacional Especializado da APAE de Belém. Professor de AEE na Secretaria Municipal de Educação

Albéria Xavier de Souza Villaça

Especialista em Educação Inclusiva sob diferentes enfoques-UEPA; Licenciada plena em Educação Física-UEPA; Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e hospitalar – FIBRA; Professora do Atendimento
Educacional Especializado da APAE Belém

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Jorge dos Santos Neves, W., & Xavier de Souza Villaça, A. (2024). O PODCAST COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO E RESGATE DA ORALIDADE PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO DA APAE BELÉM. Apae Ciência, 21(1), 132–140. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/432

Edição

Seção

Artigos