A ADAPTAÇÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Jonas Carvalho e Silva
  • Jacob Xerinda
  • Dara Mendonça Vidal

Resumo

Como os métodos práticos de adaptação social podem favorecer a inclusão de deficientes intelectuais dentro do ambiente escolar? Este estudo de caso teve por objetivo explorar as experiências de adaptação social de uma criança com deficiência intelectual, que podem ser pertinentes para propiciar e estimular uma educação inclusiva nas escolas de ensino regular. Foi realizada uma entrevista com uma criança de 10 anos de idade, chamada Alice, que possui o diagnóstico de Síndrome de Down. O método de trabalho realizado utilizou como delineamento a pesquisa qualitativa descritiva exploratória sob a perspectiva da Bardin. Foram utilizados métodos lúdicos (gravuras e invenção de personagem) para facilitar a comunicação com a criança. Os instrumentos aplicados foram: questionário sociodemográfico, genograma e ecomapa. Os resultados indicaram que Alice consegue acompanhar positivamente o ritmo de aprendizado da turma, porém no âmbito social ainda carece um melhor desenvolvimento, em razão da ausência de métodos inclusivos na sua escola.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

Carvalho e Silva, J., Xerinda, J., & Mendonça Vidal, D. (2021). A ADAPTAÇÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 15(1), 78–90. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/230