PROMOVENDO AUTONOMIA POR MEIO DA REABILITAÇÃO VIRTUAL

EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Authors

  • Júlia Grasel
  • Cristiana Schroder
  • Kerli Maria Spengler Tomazin

Keywords:

Deficiência Intelectual, Reabilitação, Realidade Virtual, Equipe de Assistência ao Paciente

Abstract

A instituição APAE / CAESP vem sendo o principal modelo que comporta uma  equipe de multiprofissional com qualificação para atender ao público da educação especial. O  estudo tem como objetivo relatar a experiência da prática de realidade virtual da Apae de um  município de Santa Catarina. As atividades com reabilitação virtual foram desenvolvidas  durante o ano de 2022 na instituição APAE / Caesp, envolvendo a equipe pedagógica e  multiprofissional por meio do dispositivo XBOX 360, da Microsoft, com sensor infravermelho  kinect. As atividades realizadas estimulam a autonomia e a independência dos indivíduos,  melhora do equilíbrio, treino de marcha, função motora, e capacidade de realizar atividades  de vida diária, melhorando mobilidade, ações no processo cognitivo, auxiliando na coordenação visual e motora. A participação de todos os alunos foi efetiva. A reabilitação virtual vem conquistando espaço por proporcionar um ambiente diversificado,  seguro e atrativo. Quanto aos jogos, não foi elaborado um modelo padrão, optando por  aqueles que mais se adaptarem a disfunções de cada aluno, propiciando a autonomia e a  qualidade de vida. Os desafios do mundo contemporâneo, as transformações das práticas e a  complexidade do ser humano, exigem que sejam propostas alternativas reflexivas e eficazes. Nessa direção, a tecnologia apresentou-se como uma ferramenta que contribuiu para interagir  e dar voz aos participantes, proporcionando informação, autonomia e instrumentalização dos  profissionais.

Published

2023-11-30

How to Cite

Grasel, J., Schroder, C., & Spengler Tomazin, K. M. (2023). PROMOVENDO AUTONOMIA POR MEIO DA REABILITAÇÃO VIRTUAL: EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Apae Ciência, 20(2). Retrieved from https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/413