PROMOVENDO AUTONOMIA POR MEIO DA REABILITAÇÃO VIRTUAL
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.20.2-11Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Reabilitação, Realidade Virtual, Equipe de Assistência ao PacienteResumo
A instituição APAE / CAESP vem sendo o principal modelo que comporta uma equipe de multiprofissional com qualificação para atender ao público da educação especial. O estudo tem como objetivo relatar a experiência da prática de realidade virtual da Apae de um município de Santa Catarina. As atividades com reabilitação virtual foram desenvolvidas durante o ano de 2022 na instituição APAE / Caesp, envolvendo a equipe pedagógica e multiprofissional por meio do dispositivo XBOX 360, da Microsoft, com sensor infravermelho kinect. As atividades realizadas estimulam a autonomia e a independência dos indivíduos, melhora do equilíbrio, treino de marcha, função motora, e capacidade de realizar atividades de vida diária, melhorando mobilidade, ações no processo cognitivo, auxiliando na coordenação visual e motora. A participação de todos os alunos foi efetiva. A reabilitação virtual vem conquistando espaço por proporcionar um ambiente diversificado, seguro e atrativo. Quanto aos jogos, não foi elaborado um modelo padrão, optando por aqueles que mais se adaptarem a disfunções de cada aluno, propiciando a autonomia e a qualidade de vida. Os desafios do mundo contemporâneo, as transformações das práticas e a complexidade do ser humano, exigem que sejam propostas alternativas reflexivas e eficazes. Nessa direção, a tecnologia apresentou-se como uma ferramenta que contribuiu para interagir e dar voz aos participantes, proporcionando informação, autonomia e instrumentalização dos profissionais.
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