ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO DE APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE CLÍNICO FUNCIONAL-2020 E GERENCIAMENTO DE BANCO DE MONITORAMENTO DE COVID-19 NA APAE/CER II DE UNAÍ -MG
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.16.1-16Palavras-chave:
Protocolo Operacional Padrão, Banco de Dados, Pessoas com Deficiência, Covid-19Resumo
O recente cenário mundial nos coloca em posição de fragilidade e incerteza em função da pandemia de COVID-19, que terá implicações em longo prazo na saúde da população, em especial para as pessoas com deficiência, devido à invisibilidade sistemática. O presente relato apresenta a elaboração e a implementação de um Protocolo Operacional Padrão (POP) de Aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-2020 e Gerenciamento de Banco de Monitoramento de COVID-19 na APAE/CER II de Unaí – MG. Foi desenvolvido um Protocolo Operacional Padrão e Banco de Monitoramento de Dados entre março e maio de 2021. A sua elaboração ocorreu entre equipe, pelas reuniões, diálogos e discussões, seguindo a linha construtiva da saúde, baseada em evidências, sendo apresentado e implementado em maio de 2021 em um processo de Educação Permanente. O POP, além de instruir a organização e a normatização dos procedimentos, permitirá mensurar o grau de vulnerabilidade clínico-funcional, avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 e do isolamento social nos usuários já acompanhados, mensurar a vulnerabilidade clínico-funcional e, ainda, identificará se o usuário é uma pessoa com deficiência temporária ou permanente, bem com a sua funcionalidade. É essencial que os procedimentos de cuidado e atenção considerem que a abordagem da questão da deficiência deve ser global e integral. Os instrumentos propostos e em uso na APAE podem contribuir com a produção de dados que auxiliem na mudança das formas de encarar a deficiência, possibilitando um novo olhar sobre essa realidade pós COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Apae Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.