O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) SOB A PERSPECTIVA DE RES PONSÁVEIS LEGAIS

UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA INCLUSÃO EDUCACIO NAL

Autores

  • Stephanie Cristine Alves
  • Anaísa Leal Barbosa Abrahão

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação Especial, Inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Resumo

A educação especial é um direito garantido por mecanismos legais brasileiros na edu
cação básica, devendo ser cumprido nas instituições regulares de ensino. Uma das formas de
se fazer cumprir tal direito é pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas,
o que ocorre pelo acompanhamento de um profissional especializado aos indivíduos com con
dições especiais, dentre as quais existe o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considera-se,
para tanto, a crescente presença de indivíduos com tal condição na educação, bem como a
necessidade de desenvolver conhecimento específico para o trato com tal público. O presente
trabalho tem como objetivo apresentar percepções de responsáveis por estudantes com TEA so
bre a inclusão educacional. A partir de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 42 responsáveis
legais de duas instituições de educação básica e pública de Minas Gerais, obtiveram-se percep
ções tratadas por análise temática. Os resultados apontaram quatro principais temas: dificuldade
no tratamento e/ou no acesso ao AEE, estrutura escolar para alunos com TEA, preparo e expe
riência do profissional de AEE e dificuldade de inclusão social dos estudantes. Nesse sentido,
são necessários alguns avanços nas políticas educacionais inclusivas, de forma que o educando
e as famílias tenham acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento adequado da
criança e adolescente na escola e na sociedade.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Cristine Alves, S., & Leal Barbosa Abrahão, A. (2025). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) SOB A PERSPECTIVA DE RES PONSÁVEIS LEGAIS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA INCLUSÃO EDUCACIO NAL. Apae Ciência, 22(2), 53–61. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/461

Edição

Seção

Artigos