DEFICIÊNCIA NA TEORIA
CORPO, DESEJO E DOR NOS ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Deficiência, Estudos da Deficiência, Teoria Crip, DiferençaResumo
O objetivo deste texto é apresentar algumas questões que têm composto a agenda do campo dos estudos da deficiência (Disability Studies), em especial nas últimas décadas. O olhar se volta tanto para produções do Norte Global quanto para trabalhos brasileiros, compondo-se, assim, algumas sínteses bibliográficas, que ajudam a mapear um campo com crescente interesse no nosso país. O texto se organiza em três tomadas da bibliografia dos estudos da deficiência, organizadas nas seções “Narrativas canônicas”, “Sexualidade, teoria crip e desejo” e “Cultura, desigualdade e sofrimento”. Partimos, portanto, de um cenário de fundação do campo de estudos, entre Estados Unidos e Inglaterra, rumo a duas frentes de interlocução mais recentes, pautadas pela compreensão da deficiência como uma diferença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

