DIREITOS HUMANOS E PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MARCOS LEGAIS DE PROTEÇÃO
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Envelhecimento, Direitos Humanos, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com DeficiênciaResumo
Este ensaio teórico tem por objetivo analisar os direitos humanos e o envelhecimento de pessoas com deficiência, que estão garantidos no Estatuto da Pessoa com deficiência e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, buscando assegurar uma vida digna, de igualdade, respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência idosas. O método eleito é o materialismo histórico-dialético, que permitirá fazer aproximações com a realidade social e histórica, considerando as relações materiais e as contradições internas do referido fenômeno. Utilizou-se, para tanto, uma pesquisa bibliográfica e documental. Inicialmente, apresentaremos o aumento populacional das pessoas com deficiências idosas e os seus desafios no século XXI, para um envelhecimento digno. Em seguida, realiza-se uma análise sobre o processo de envelhecimento e velhice da pessoa com deficiência, numa perspectiva de totalidade, rompendo com a homogeneização a-histórica atribuída ao processo de envelhecimento, mostrando que não é um grupo homogêneo, mas uma unidade na diferença e com diferenças, ou seja, existe velhice e velhices. Aborda-se os marcos legais de proteção à pessoa com deficiência no Brasil, os seus avanços e desafios. Conclui-se que houve avanços no Brasil, em termos de proteção social para a pessoa idosa com deficiência, mas é preciso a materialização desses direitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marisa Garcia Lucas, Nanci Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

