(IN)VISIBILIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO REGIME CONTEMPORÂNEO DE IMAGENS
UM RELATO DE PESQUISA
Palavras-chave:
Invisibilidade, Pessoa com deficiência, Cinema. Educação, ImagemResumo
Este relato compartilha o caminho de pesquisa percorrido ao longo de dois anos de investigação, acerca da (in)visibilidade da pessoa com deficiência no regime contemporâneo de imagens. O objetivo é compartilhar o processo investigativo desenvolvido na pesquisa, em torno dos processos metodológicos vivenciados na busca por dados relacionados à temática da visibilidade da pessoa com deficiência no regime contemporâneo de imagem, de forma a publicizar as diferentes fases da pesquisa em um formato de relato. A pesquisa se desenvolveu em formato constelar, aproximando e aprofundando cinco movimentos da pesquisa a) incursão teórica, b) revisão integrativa de literatura, c) investigação histórico-fílmica, d) revisão fílmica e e) experiências de formação docente. Neste artigo, apresentaremos a revisão de literatura, a investigação histórico-fílmica e a revisão fílmica, por se constituírem como os principais movimentos metodológicos do trabalho. Nesses processos investigativos, foi possível compreender a presunção de imagens que visibilizam e, ao mesmo tempo, invisibilizam pessoas com deficiência nas produções acadêmicas, especialmente nas imagens fílmicas, objeto central de análise da pesquisa. Os resultados apontam para uma necessidade de compreensão social radicalmente crítica em relação à visibilização, que ratifica o lugar das pessoas com deficiência como ilhas de solidão ou reedições de discursos estritos de superação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Linhares Sanz, Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Fabiane de Souza, Mirella Pessoa, Clara Nogueira Marinho, Evelyn Marques Rodrigues, Giovanna Palatucci, Mariana Sardinha Barros, Sophia Teixeira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

