Edições anteriores

  • Apae Ciência
    v. 20 n. 2 (2023)

    Nesta edição, buscamos abordar temas relevantes e inspiradores que evidenciam o comprometimento do movimento apaeano em proporcionar oportunidades e superar desafios na promoção da inclusão e qualidade de vida. Esperamos que os conteúdos apresentados inspirem novas reflexões e práticas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

  • Apae Ciência
    v. 19 n. 1 (2023)

    A abordagem sobre os estudos relacionados à deficiência tem suscitado diferentes significados e perspectivas na sociedade, sobretudo, por causa de conceitos como protagonismo, capacitismo e acessibilidade. Ao buscar uma compreensão para esse fenômeno no campo dos diferentes saberes científicos, podemos perceber que há um conjunto de disputas ontológicas, mas da mesma forma, é compreensível observar que os processos são permanentemente pedagógicos e se relacionam com as vivências dos sujeitos. Esta edição, portanto, está dentro deste contexto sócio-histórico, por um conjunto de artigos e, majoritariamente, relatos de experiência, os quais buscam contemplar essas diferentes dimensões, relacionando teoria, prática e vivências.

  • Apae Ciência
    v. 18 n. 2 (2022)

    A temática da deficiência tem suscitado reflexões no âmbito das ciências humanas e sociais, de forma a envolver os mais diferentes grupos de profissionais e instituições, demonstrando seu caráter polissêmico, interdisciplinar e transversal. Diante disso, neste Dossiê Especial da Revista Apae Ciência, há um conjunto de artigos, que estabelecem múltiplos diálogos envolvendo questões como sexualidade, intervenções neuropsicológicas, acesso à saúde, protocolos de avaliação, currículo funcional, habilitação e reabilitação, direito à educação e acesso ao mundo do trabalho, tendo como referência a questão da deficiência intelectual.

    Este Dossiê Especial foi organizado pela Coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae São Paulo, Dra. Denise Gisele Silva Costa, que também integra o Conselho Editorial desta revista, e é composto por artigos submetidos no II e III Congresso Científico On-line da Federação das APAEs do estado de São Paulo, que tiveram como temas “Políticas Públicas e a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência” e “Os desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo na atualidade”.

    Boa leitura!

  • Apae Ciência
    v. 17 n. 1 (2022)

    A Revista Apae Ciência tem um compromisso permanente com o diálogo entre os saberes científicos e aqueles produzidos pela prática social de profissionais, estudantes e pesquisadores que têm como referencial os estudos sobre a deficiência e a sua análise, a partir de um olhar humanizado e coerente com nosso papel institucional.

    Apresentamos nesta edição nº 17 um conjunto de trabalhos de grande relevância que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre a questão da deficiência, particularmente, da deficiência intelectual, nos tempos atuais.  

    A edição compreende artigos e relatos de prática instigantes e muito bem fundamentados de um ponto de vista teórico e empírico, abordando temas como investigação de sinais do transtorno de espectro autista em bebês, educação inclusiva e formação docente, envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual, inteligência fluida e cristalizada e deficiência intelectual, terminalidade da vida da pessoa com deficiência intelectual, comunicação alternativa como estratégia para intervenção com as famílias e instrumentalidade do Serviço Social na avaliação da deficiência.

    Desejamos uma boa leitura!

  • COVID-19 E SEU IMPACTO SOBRE AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA
    v. 16 n. 2 (2021)

    Desde janeiro de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em decorrência da disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a vida da população mundial mudou sensivelmente. As formas de contenção do vírus, bem como as suas consequências sociais, econômicas, culturais, éticas e de saúde na vida das pessoas vêm sendo objeto principal de estudos científicos em âmbito global.

    No que diz respeito às pessoas em situação de deficiência e, em particular, àquelas com impedimento de natureza intelectual e múltipla, quais têm sido os impactos mais significativos sentidos e quais são as perspectivas para o futuro ? Para responder a esta pergunta, os editores científicos da Apae Ciência organizaram essa edição especial, que contou com a colaboração de pesquisadores, professores e profissionais das Apaes dos mais diversos estados do país. 

  • ESTUDOS SOBRE INTERAÇÃO SOCIAL, ESCOLAR E FAMILIAR: CONTEXTOS E ESPAÇOS DE INCLUSÃO
    v. 15 n. 1 (2021)

    Esta edição da Revista Apae Ciência apresenta um dossiê temático que agrega trabalhos de investigadores e participantes de diversas instituições de ensino, do país e do exterior (Pará, Brasília, São Paulo, Pernambuco, Amazonas, Moçambique, Alemanha), interessados no desenvolvimento humano.

    Esse dossiê foi organizado pela Profª Dra Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, professora Emérita da Universidade de Brasília, Professora da graduação e do mestrado em Psicologia do UniCEUB e da Universidade Católica de Brasília e pelo Dr. Jonas Carvalho e Silva, pesquisador associado da Technische Universität Dortmund /Alemanha.

    As contribuições convergem para o objetivo de divulgar e estimular a produção científica em torno dos estudos sobre deficiência, buscando ampliar os conhecimentos nessa temática e focalizar o desenvolvimento das pessoas, sua aprendizagem e competência, visando à inclusão social no trabalho, na escola e na família na perspectiva dos direitos humanos fundamentais.

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    Organizadores do Dossiê


    Profa. Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke - Professora Emérita da Universidade
    de Brasília e Professora da graduação e do mestrado em Psicologia do UniCEUB
    Dr. Jonas Carvalho e Silva - Pesquisador associado da Technische Universität TU Dortmund /
    Alemanha


    Comitê Científico do Dossiê


    Albenise de Oliveira Lima – Universidade Católica do Pernambuco / Celina Maria Colino Magalhães – Universidade Federal do Pará / Cláudia Cristina Fukuda – Universidade Católica de
    Brasília / Clelia Maria de Sousa Ferreira Parreira – Universidade de Brasília / Daniel Magalhães
    Goulart – Universidade de Brasília / José Augusto Evangelho Hernandez – Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil – Universidade de Brasília
    / Silvia Helena Koller – Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Silvia Renata Magalhães
    Lordello Borba Santos – Universidade de Brasília / Terezinha Féres-Carneiro – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Dossiê realizado em parceria com Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Universidade
    Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Apae Ciência
    v. 14 n. 2 (2020)

  • Apae Ciência
    v. 13 n. 1 (2020)

  • Apae Ciência
    v. 12 n. 2 (2019)

  • Apae Ciência
    v. 11 n. 1 (2019)

  • Apae Ciência
    v. 10 n. 2 (2018)

  • Apae Ciência
    v. 9 n. 1 (2018)

  • Revista Apae Ciência
    v. 8 n. 2 (2017)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes que abrange áreas temáticas ligadas a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com destaque para assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • Revista Apae Ciência
    v. 7 n. 1 (2017)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 6 n. 1 (2016)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 5 n. 2 (2015)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 4 n. 1 (2015)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 3 n. 3 (2013)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 2 n. 2 (2013)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.

  • v. 1 n. 1 (2013)

    A Apae Ciência é uma publicação totalmente on-line, editada pela Federação Nacional das Apaes abrangendo áreas temáticas ligadas a inclusão social da população em situação de deficiência, com foco na pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em áreas como assistência social, ciências da educação e da saúde.