INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.17.1-5Palavras-chave:
Autismo, Inclusão Escolar, Educação IntegralResumo
O presente artigo traz um recorte da revisão de literatura de uma pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo teórico parte da promulgação da Lei 12.764/12, Lei Berenice Piana, homologada em 27 de dezembro de 2012 e tem como objetivo fazer o estado da arte sobre o que tem sido investigado sobre autismo e educação nos últimos cinco anos de publicação científica. O levantamento dos dados foi realizado em três bases científicas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os descritores utilizados foram autismo e educação; autismo e ensino; autismo e inclusão; autismo e emancipação; autismo e omnilateralidade; autismo e educação integrada; e, autismo e ensino integrado. Das 150 publicações encontradas, 64 artigos, que se adequavam com os critérios de inclusão, foram selecionados. O estudo revela a necessidade de capacitação de professor/educadores para autistas e que a educação da pessoa com autismo se faz a partir de metodologias de ensino e pedagógicas que possibilitem contribuições de múltiplas áreas do conhecimento.
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