INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Glaucia Tomaz Marques Pereira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis, Goiás
  • Wanderley Azevedo de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-5

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Escolar, Educação Integral

Resumo

O presente artigo traz um recorte da revisão de literatura de uma pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O estudo teórico parte da promulgação da Lei 12.764/12, Lei Berenice Piana, homologada em 27 de dezembro de 2012 e tem como objetivo fazer o estado da arte sobre o que tem sido investigado sobre autismo e educação nos últimos cinco anos de publicação científica. O levantamento dos dados foi realizado em três bases científicas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os descritores utilizados foram autismo e educação; autismo e ensino; autismo e inclusão; autismo e emancipação; autismo e omnilateralidade; autismo e educação integrada; e, autismo e ensino integrado. Das 150 publicações encontradas, 64 artigos, que se adequavam com os critérios de inclusão, foram selecionados. O estudo revela a necessidade de capacitação de professor/educadores para autistas e que a educação da pessoa com autismo se faz a partir de metodologias de ensino e pedagógicas que possibilitem contribuições de múltiplas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Glaucia Tomaz Marques Pereira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis, Goiás

Pós-graduada em Artes pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás, Musicoterapeuta atuante na área neurológica do CRASA (Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Anápolis-GO

Wanderley Azevedo de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor e Mestre em Educação, Especialista em Relações e Graduado em História. No IFG é pesquisador na área de educação, docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, professor efetivo em diversos cursos, níveis e modalidades da educação, tendo atuado como gestor nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de representante docente em diversas instâncias colegiadas e deliberativas da instituição. Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e na Universidade Estadual de Goiás também atuou como docente, gestor e pesquisador nas áreas de Educação, História e Relações Internacionais.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Pereira, G. T. M., & Brito, W. A. de. (2022). INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Apae Ciência, 17(1), 34–48. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-5

Edição

Seção

Artigos