INTELIGÊNCIA FLUIDA E CRISTALIZADA, INTERLIGADA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

Autores

  • Janaína Soares de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29327/216984.17.1-7

Palavras-chave:

Inteligência, Cognição, Pessoa com Deficiência Intelectual

Resumo

O presente artigo se caracteriza como uma revisão bibliográfica dos principais conceitos que envolvem a Inteligência Fluida e Cristalizada, interligada às habilidades cognitivas da Pessoa com Deficiência Intelectual. Com base em conceitos que buscam aprofundar o conhecimento Neuropsicopedagogico, e ao estudar autores que abordam o tema sobre inteligência, é perceptível que essa temática possui ampla abordagem e englobe definições de cunho acadêmico, bem como relacionadas ao senso comum, tendo em vista que o termo é habitualmente utilizado sem relação conceitual concreta. Mediante o exposto, o conceito de inteligência que será abordado neste artigo se encontra embasado, teoricamente, na obra Psicologia Cognitiva (STERNBERG, 2008). Pelos estudos de outros autores, esta pesquisa prioriza entrelaçar as habilidades cognitivas preservadas ou em defasagem na Pessoa com Deficiência Intelectual. Ademais, para a consolidação e o melhor conhecimento sobre o enlace que envolve a temática abordada, torna-se fundamental o apoio teórico no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 2014) e na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, 2004).

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Soares de Oliveira, J. (2022). INTELIGÊNCIA FLUIDA E CRISTALIZADA, INTERLIGADA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. Apae Ciência, 17(1), 59–66. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-7

Edição

Seção

Artigos