INTELIGÊNCIA FLUIDA E CRISTALIZADA, INTERLIGADA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.17.1-7Palavras-chave:
Inteligência, Cognição, Pessoa com Deficiência IntelectualResumo
O presente artigo se caracteriza como uma revisão bibliográfica dos principais conceitos que envolvem a Inteligência Fluida e Cristalizada, interligada às habilidades cognitivas da Pessoa com Deficiência Intelectual. Com base em conceitos que buscam aprofundar o conhecimento Neuropsicopedagogico, e ao estudar autores que abordam o tema sobre inteligência, é perceptível que essa temática possui ampla abordagem e englobe definições de cunho acadêmico, bem como relacionadas ao senso comum, tendo em vista que o termo é habitualmente utilizado sem relação conceitual concreta. Mediante o exposto, o conceito de inteligência que será abordado neste artigo se encontra embasado, teoricamente, na obra Psicologia Cognitiva (STERNBERG, 2008). Pelos estudos de outros autores, esta pesquisa prioriza entrelaçar as habilidades cognitivas preservadas ou em defasagem na Pessoa com Deficiência Intelectual. Ademais, para a consolidação e o melhor conhecimento sobre o enlace que envolve a temática abordada, torna-se fundamental o apoio teórico no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 2014) e na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, 2004).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaína Soares de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.