FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ETNOMATEMÁTICA

contribuições para a reflexão das práticas pedagógicas e sociais no CAESP/APAE

Autores

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Educação Especial., Etnomatemática., Formação Continuada

Resumo

Este relato foi organizado a partir das experiências e memórias produzidas pelos professores e profissionais em uma formação continuada. Teve como objetivo geral dialogar reflexivamente com as produções realizadas pelos participantes do processo formativo realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP/APAE). Como resultado destaca-se: a efetiva participação dos profissionais e professores nos encontros formativos e no processo de registro de memórias e experiências formativas com a utilização de diferentes formas textuais; a opção por trabalhos realizados em grupo, em sua maioria; a participação em momento formativo aberto à comunidade, realizado em parceria com dois professores da Universidade; e o comprometimento da equipe com a qualificação do atendimento educacional proposto e com a reflexão constante e significativa das práticas pedagógicas e sociais. Reafirma-se a importância do trabalho articulado com as instituições de ensino superior, com a gestão dos espaços de educação especial, com os professores que buscam a formação e com os professores e profissionais para a construção de uma atuação significativa e contextualizada desenvolvida junto às pessoas com deficiência intelectual.

 

 

Biografia do Autor

Irma Tamanho Sartori, APAE de Ponte Serrada- Santa Catarina

Mestre em educação pela UFFS de Erechim. Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial em atuação na APAE de Ponte Serrada- Santa Catarina.

Tanara Terezinha Fogaça Zatti, APAE DE PONTE SERRADA

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) . Mestra Em Práticas Educativas pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul -Erechim (UFFS). Professora Efetiva da Fundação Catarinense de Educação Especial em atuação no Centro de Atendimento Educacional Especializado Padre Adriano Temmink mantido pela Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) de Ponte Serrada-SC.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Sartori, I. T., & Zatti, T. T. F. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ETNOMATEMÁTICA: contribuições para a reflexão das práticas pedagógicas e sociais no CAESP/APAE. Apae Ciência, 19(1), 126–136. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/383

Edição

Seção

Artigos