FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ETNOMATEMÁTICA
contribuições para a reflexão das práticas pedagógicas e sociais no CAESP/APAE
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-15Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Educação Especial., Etnomatemática., Formação ContinuadaResumo
Este relato foi organizado a partir das experiências e memórias produzidas pelos professores e profissionais em uma formação continuada. Teve como objetivo geral dialogar reflexivamente com as produções realizadas pelos participantes do processo formativo realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP/APAE). Como resultado destaca-se: a efetiva participação dos profissionais e professores nos encontros formativos e no processo de registro de memórias e experiências formativas com a utilização de diferentes formas textuais; a opção por trabalhos realizados em grupo, em sua maioria; a participação em momento formativo aberto à comunidade, realizado em parceria com dois professores da Universidade; e o comprometimento da equipe com a qualificação do atendimento educacional proposto e com a reflexão constante e significativa das práticas pedagógicas e sociais. Reafirma-se a importância do trabalho articulado com as instituições de ensino superior, com a gestão dos espaços de educação especial, com os professores que buscam a formação e com os professores e profissionais para a construção de uma atuação significativa e contextualizada desenvolvida junto às pessoas com deficiência intelectual.
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