TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.29327/216984.19.1-10Palavras-chave:
Prevenção de deficiências, Currículo funcional, Educação especialResumo
Este trabalho descreve uma atividade de teatro envolvendo prevenção primária de deficiências, arte e atividades de caráter funcional, da vida prática e diária realizada pelos educandos. Para a prevenção primária de deficiências, a APAE de Guaramirim executa diversas ações para disseminar o conhecimento a diferentes públicos da comunidade. Desde 2018, uma das estratégias utilizadas foi a apresentação do teatro de prevenção com os educandos do CAESP. Para execução da peça, em todas as etapas, como montagem do cenário, colocação da vestimenta, maquiagem, acomodação e retirada dos objetos do transporte, os estudantes são orientados para realização com maior nível de autonomia possível. Assim, não apenas a atuação na peça, que envolve interação com a plateia, como também todas as demais atividades envolvidas, serviram para o desenvolvimento de habilidades funcionais e como desafios cognitivos, pois exigiam atenção, memória, compreensão, organização da atividade com início, meio e fim, entre outros aspectos. No decorrer destes anos, a alegria dos educandos, o envolvimento dos pais, o depoimento dos profissionais e dos próprios educandos, bem como a melhoria na atenção, na autonomia, na responsabilidade e na execução dos estudantes envolvidos, confirmaram essa prática como uma excelente fonte de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
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