PROPOSTA PEDAGÓGICA (RE)HABILITADORA PARA O IDOSO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA APAE: ANÁLISE CRÍTICA E COLETIVA

Autores

Palavras-chave:

APAE, Idoso, Educação Especial, Reabilitação, Deficiência intelectual

Resumo

Objetivo: Analisar crítica e coletivamente uma proposta pedagógica (re)habilitatória para o idoso com deficiência intelectual da APAE com profissionais da educação especial. Método: pesquisa convergente assistencial, seguindo as fases de concepção, instrumentação, perscrutação e interpretação, realizada com 16 profissionais da educação especial. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2020, com discussão e reflexão em Grupo de Convergência, mediante oficinas remotas gravadas, seguindo roteiro: 1) Reconhecimento, 2) Revelação, 3) Repartir, 4) Repensar e 5) Fechamento. Os dados transcritos e organizados em Word e a análise dos dados incluiu processos de apreensão, síntese, teorização e transferência, utilizando Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Analisando criticamente a proposta pedagógica, apontou-se como potencialidade: importância das áreas de habilidades, apoio e intervenção da equipe multidisciplinar e olhar individualizado; como fragilidades destacou-se: necessidade de capacitação e ampliação de atendimentos da equipe multidisciplinar, melhoria e organização do espaço físico; sugeriu-se: parceria com a marcenaria, criação de materiais para sala de aula e ampliação do contato com a família. Considerações finais: avaliar a proposta pedagógica e reconstruí-la coletivamente envolveu reflexão crítica sobre as potencialidades, fragilidades e sugestões, possibilitou qualificar o processo, repensando as práticas e inovando para melhorias com foco no idoso com deficiência intelectual.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Capanema Silva Bonatelli, L., DORNELLES SCHOELLER, S., & Silveira de Almeida Hammerschmidt, K. (2025). PROPOSTA PEDAGÓGICA (RE)HABILITADORA PARA O IDOSO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA APAE: ANÁLISE CRÍTICA E COLETIVA. Apae Ciência, 22(2), 109–122. Recuperado de https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/429

Edição

Seção

Artigos