PROPOSTA PEDAGÓGICA (RE)HABILITADORA PARA O IDOSO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA APAE: ANÁLISE CRÍTICA E COLETIVA
Palavras-chave:
APAE, Idoso, Educação Especial, Reabilitação, Deficiência intelectualResumo
Objetivo: Analisar crítica e coletivamente uma proposta pedagógica (re)habilitatória para o idoso com deficiência intelectual da APAE com profissionais da educação especial. Método: pesquisa convergente assistencial, seguindo as fases de concepção, instrumentação, perscrutação e interpretação, realizada com 16 profissionais da educação especial. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2020, com discussão e reflexão em Grupo de Convergência, mediante oficinas remotas gravadas, seguindo roteiro: 1) Reconhecimento, 2) Revelação, 3) Repartir, 4) Repensar e 5) Fechamento. Os dados transcritos e organizados em Word e a análise dos dados incluiu processos de apreensão, síntese, teorização e transferência, utilizando Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Analisando criticamente a proposta pedagógica, apontou-se como potencialidade: importância das áreas de habilidades, apoio e intervenção da equipe multidisciplinar e olhar individualizado; como fragilidades destacou-se: necessidade de capacitação e ampliação de atendimentos da equipe multidisciplinar, melhoria e organização do espaço físico; sugeriu-se: parceria com a marcenaria, criação de materiais para sala de aula e ampliação do contato com a família. Considerações finais: avaliar a proposta pedagógica e reconstruí-la coletivamente envolveu reflexão crítica sobre as potencialidades, fragilidades e sugestões, possibilitou qualificar o processo, repensando as práticas e inovando para melhorias com foco no idoso com deficiência intelectual.
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