INTERSECCIONALIDADE E ENSINO SUPERIOR
EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO AMBIENTE ACADÊMICO
Palavras-chave:
Deficiência Visual, Mulheres, Inclusão, Interseccionalidade, Ensino SuperiorResumo
Este artigo analisou a percepção de mulheres com deficiência visual a respeito da inclusão escolar, focando no apoio institucional e nas suas relações com professores e colegas. A partir de um estudo exploratório, realizou-se entrevistas individuais com cinco mulheres, cuja amostra foi obtida pela divulgação da pesquisa feita no âmbito de uma universidade privada, no seu Núcleo de Apoio à Inclusão. Os resultados apontaram que considerando o necessário apoio institucional muitas vezes existentes e fundamentais para a permanência nas instituições de ensino de pessoas com deficiência, os fatores mais relevantes à inclusão das mulheres com deficiência visual ao longo da sua trajetória pessoal e de forma específica no ensino superior é, em grande medida, resultado do esforço e resiliência pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lúcia Lamounier Sena, Mariana Cristina Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Apae Ciência.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

